Pular para o conteúdo principal

Psicologia explicando Games - Habilidades Cognitivas

Psicologia nos Games - Habilidades Cognitivas

 

A psicologia é o estudo científico do comportamento e dos processos mentais. Jogar videogame não é uma tarefa simples, muitos jogos são difíceis, para superá-los é preciso primeiro aprender a jogar. A mente do jogador tem que estar focada no game para conseguir avançar no jogo. Muito do que acontece na nossa mente quando jogamos videogame é objeto de estudo da Psicologia. O GamesVida já conta com alguns textos e vídeos explicando a conexão entre mente e jogo. É a psicologia explicando o game e o game explicando a psicologia. Neste texto, uma apresentação ao material.

 

A PSICOLOGIA NO GAME 

Um game difícil pode ser comparado a um problema a ser resolvido, como matar um chefe, vencer uma partida, completar uma fase. E grande parte da dificuldade também explica a emoção de jogar videogame, porque logo depois de resolver o problema, de conseguir passar por uma parte difícil, vem a comemoração, a satisfação de ter completado um desafio. Ao longo desta postagem, estão alguns vídeos do canal do GamesVida no Youtube, mostrando essa abordagem, ou seja, como trabalhar games e psicologia.


 

 

Temas como aprendizado, foco, resolução de problemas e emoção, que destacamos no parágrafo anterior, têm tudo a ver com a Psicologia, a ciência da mente e do comportamento. No jogar videogame, dependendo do gênero do jogo, temos ainda muitos outros temas importantes relacionados com a psicologia e a inteligência, como o planejamento, que antecede a parte da ação; a administração dos recursos, uma pequena economia dentro do jogo, selecionando, vendendo e comprando itens e equipamentos; a adaptação naqueles momentos em que a sua tática não está dando certo e você tem que tentar outra coisa; o reflexo, nas decisões rápidas; e mesmo a memória, quando você joga um daqueles games que tem tantos recursos que você precisa se lembrar de uma habilidade que fazia tempo que você não precisava usar, dessa forma mapeando na sua mente todas mecânicas fundamentais que você aprendeu ao longo do jogo. 

 

O GAME NO CÉREBRO

Mas o fato de o videogame não ser uma atividade simples, não tem a ver apenas com a dificuldade, muitos jogos são mais interativos, sem grandes dificuldades. E mesmo assim, muito da psicologia está presente, no foco, na atenção e na disciplina, de estar atento à tela, operando os comandos do jogo pelo controle, e processando dados na mente. Somos capazes de imersão, uma habilidade que nos faz sentir o game, de estar presente no game, de jogar e reagir emocionalmente, imersos no mundo do game. 

 

 

Um dos mecanismos que podem nos ajudar a entender como o jogo funciona no cérebro são os neurônios espelho. Esse neurônio especial, descoberto não faz muito tempo, é acionado tanto quando praticamos uma ação como quando apenas observamos outra pessoa praticar a mesma ação. Por exemplo, pegar uma bola, os neurônios espelho são acionados não somente quando nós pegamos a bola, mas também quando apenas observamos alguém pegar a bola. Esse mecanismo serve para muitas outras ações, outro exemplo é: ao observar um lutador de UFC levando um forte soco, podemos sentir um pouco de desconforto em nosso próprio rosto, sentindo como se aquele soco "doesse um pouco em nós". 

 

No caso do videogame, o personagem que controlamos pode nos fazer sentir muitas emoções. Então quando estamos em um ponto muito alto no videogame, podemos sentir algum medo de altura mesmo não estando lá, no cenário, mas apenas controlando o nosso personagem e observando o personagem lá no alto. Isso fica mais evidente depois de um grande salto, dependendo da nossa imersão, podemos até sentir um certo "salto". Isso já ocorreu muito comigo em jogos como Assassin's Creed e Middle-earth: Shadow of Mordor.  

 

HABILIDADES COGNITIVAS

A nossa mente tem a capacidade de processar informações, recebendo os estímulos dos sentidos - no caso do videogame a visão e a audição - e assim formular respostas adequadas para cada situação. De acordo com Gallardo (2020), em artigo no site Psicologia-Online: "A definição das habilidades cognitivas é um conjunto de aptidões ou faculdades mentais que nos permite processar tudo aquilo que nos rodeia e assim, poder formar uma resposta adequada em nosso entorno." E ainda: “Segundo muitos especialistas, o conjunto de todas as habilidades cognitivas formam a inteligência ou capacidade intelectual.” O GamesVida mostra como muitas das Habilidades Cognitivas estão presentes ao jogar videogame. Dessa forma explicando o que significa jogar videogame do ponto de vista cognitivo. 

 

 

 

Em artigo do Colégio Arnaldo (2021) sobre Habilidades Cognitivas: “De forma geral, o conceito se associa à capacidade de processar dados para desenvolver, no indivíduo, estímulos de compreensão, percepção e integração em determinadas tarefas ou atividades sociais.” Quando estamos interagindo com o game e nos deparamos com uma parte difícil, temos que trabalhar alguma dessas Habilidades Cognitivas para superar o desafio. Existem inclusive muitos jogos em que o esforço é feito em cooperação com outros jogadores. 

 

PSICOLOGIA NO GAMESVIDA

O GamesVida começou a explicar as Habilidades Cognitivas presentes no ato de jogar videogames em maio de 2021, o objetivo era mostrar que jogar games é uma atividade muito rica, combatendo dessa forma o preconceito de que jogar games é "ficar sem fazer nada", ou jogar games é "perda de tempo". Ao explorar o que ocorre cognitivamente no ato de jogar videogame, apontando algumas das principais Habilidades Cognitivas, o GamesVida pretende mostrar o que os games têm de especial, qual a sua qualidade e o que a nossa mente tem que trabalhar quando joga videogame. Para acessar todos os vídeos de Habilidades Cognitivas nos games, o link é o seguinte: Psicologia & Videogames. O leitor será direcionado para uma playlist no Youtube. Para acessar os textos, acesse o seguinte link: Psicologia.


Além de material sobre Psicologia e games, o GamesVida conta também com material sobre Política, Economia, História e Arte, tudo com videogames. A parte da jogada também é explorada, com dicas, táticas e guias. A finalidade é mostrar os games em todo o seu potencial. Todos esses trabalhos continuarão investigando de forma cada vez mais profunda este incrível universo que são os videogames.


O VIDEOGAME COMO ARTE E JOGO

O GamesVida é um site e canal do Youtube que estuda os videogames na sua Totalidade. Aqui tanto a imaginação quanto a jogada é explorada. Com materiais de ‘Educação com Videogames’ e análise das jogadas. É o videogame investigado como Arte e Jogo. Para acesso rápido, fácil e organizado a todo o conteúdo do site consultar o seguinte link: Mapa do GamesVida.


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

Livros: 

* COON, D; MITTERER, J; Introduction to Psychology: Gateways to Mind and Behavior. - Twelfth Edition - Brock University: Wadsworth, Cengage Learning, 2010.

* How Psychology Works: Applied Psychology visually explained. Consultant editor Jo Hemmings. New York: Dorling Kindersley, 2018.

* O Livro da Psicologia / [Tradução Clara M. Hermeto, Ana Luisa Martins]. - 2. ed. - São Paulo: Globo Livros, 2016.

 

Referências:

* Colégio Arnaldo. Habilidades Cognitivas. 2021. Disponível em: Colégio Arnaldo - Habilidades Cognitivas

* GALLARDO. Habilidades cognitivas: o que são, tipos, lista e    exemplos. Psicologia Online, 2020. Disponível em: Psicologia Online - Habilidades cognitivas: o que são, tipos, lista e exemplos


[GAME OVER]

Comentários