Pular para o conteúdo principal

MAPA


Nos videogames os mapas servem para nos localizar, saber onde estamos e aonde queremos chegar. Na imagem estão os mapas dos games The Last of Us - Part II, The Witcher III: Wild Hunt, Diablo III: Reaper of Souls e Tails of Iron. Existem nos games mapas de diversos tipos, em alguns deles podemos fazer uma viagem rápida direto para o nosso destino. Dessa forma, os mapas nos auxiliam na exploração do universo do game e nos permitem ter uma ideia do conteúdo a explorar.


Este é o Mapa do GamesVida! Nesta página estão organizados os links que direcionam para todos os conteúdos do site. O GamesVida apresenta material de ‘Educação com Videogames’ e análise do Jogo. É a imaginação dos videogames investigada na sua totalidade como Arte. O videogame como reflexão, representação e cultura. Use esta página para navegar por todo o conteúdo do site de forma fácil e organizada. A página será atualizada conforme novos materiais forem produzidos.


CATEGORIAS PRINCIPAIS

Todo o site está dividido em duas categorias principais:

I) EDUCAÇÃO: contém análise dos elementos dos videogames para fins de reflexão e conhecimento. O videogame no seu potencial para ensinar diversos campos do saber humano. O videogame para educar. O universo contido nos games é tão vasto e tão bem trabalhado, em termos de imagem e narrativa, que é possível criar diversos tópicos sobre os mais variados assuntos.


II) JOGO: contém todo o conteúdo do GamesVida de análise das jogadas, das táticas e das dicas. É sobre o que é jogar videogame na parte da ação, desde a preparação e a administração da economia (build) do jogo. É o videogame no ato de jogar, com vitórias e derrotas. Responde basicamente a pergunta: o que o jogador faz quando joga videogame?


SUBDIVISÕES DA CATEGORIA EDUCAÇÃO

Para facilitar ainda mais o acesso, e permitir a você leitor ir direto ao assunto do seu interesse, o conteúdo de educação está organizado nas seguintes subcategorias:


POLÍTICA
* Política & Videogames: Aulas de política com videogames.
* Economia & Videogames: Aulas de economia com videogames.
* Guerra & Videogames: A guerra explicada com videogames.

HISTÓRIA
* Tudo tem História: Para mostrar que existe história em tudo!
* Pré-História & Videogames: Aulas sobre a pré-história com videogames.

CULTURA
* Simbolismo da Forma: Sobre imaginação e teoria dos símbolos.
* Brasil & Videogames: A nossa cultura! O Brasil explicado com videogames.


SUBDIVISÕES DA CATEGORIA JOGO

A parte de jogo tem como objetivo explorar a riqueza de cada elemento da jogada, desde a preparação, a tática, a ação, a reflexão, até a vitória. Ela está organizada nas seguintes subcategorias:


* Homo ludens: A Cultura no Jogo. Inspirado na obra de Huizinga.
* Psicologia & Videogames: O jogar na mente do jogador. Problema, atitude e solução.
* Explicação Tática: O fundamental taticamente para a vitória.

 

 

 

 

 

 

Comentários