Pular para o conteúdo principal

Hollow Knight - Inteligência e Saúde - Cavaleiro Sentinela



Neste vídeo, um pouco sobre videogames, inteligência e saúde. O jogo é Hollow Knight (2017) e a batalha é contra o chefe Cavaleiro Sentinela. O vídeo mostra como fatores geralmente associados à inteligência estão presentes neste combate. Para a Psicologia, inteligência é algo muito amplo, envolve múltiplos fatores. Envolve, por exemplo, controle emocional, resolução de problemas e planejamento. Tudo isso está presente em Hollow Knight. E mais, para vencer o Cavaleiro Sentinela é necessário atenção, reflexo e tática. A jogada não foi perfeita, é necessário atacar e se defender de forma rápida, no combate eu fui atingido algumas vezes, mas a tática era, se errar, recuperar a vida em um momento oportuno. E dessa forma conseguir o domínio do jogo e vencer a luta contra o chefe.


VIDEOGAME E BENEFÍCIOS À SAÚDE

Algumas pesquisas recentes defendem que os videogames, se usados com equilíbrio, trazem benefícios à saúde. O objetivo do vídeo foi ajudar a entender como isso acontece. Jogos como Hollow Knight são difíceis, para serem vencidos é preciso um investimento por parte do jogador, no sentido de planejamento, controle emocional e resolução de problemas. Fatores que são associados à inteligência. Isso não significa que quem vence no jogo é mais inteligente, e quem não consegue terminar não é muito inteligente. Pode ser uma questão de prática, momento e aprendizado. Mas fica mais fácil, analisando dessa forma a riqueza do jogo, entender como os videogames podem fazer bem à saúde. Uma vez que, para vencer no game, o jogador precisa trabalhar com fatores associados à inteligência. Alguns desses benefícios à saúde, apontados por pesquisas científicas, são melhoras na: visão, atenção, planejamento estratégico e habilidades motoras.


VIDEOGAME E CONTROLE EMOCIONAL

Quanto a não conseguir vencer todos os desafios de um game, isso é perfeitamente natural, pode ser encarado como um desafio não obrigatório, se divertir é mais importante, e também é se divertindo que o videogame faz bem à saúde. Se estressar, ao contrário, faz mal! Saber jogar um game não significa vencer sempre, mas também controlar a emoção na hora da derrota e da frustração. Em suma, existem evidências científicas de que jogar videogame de forma equilibrada faz bem à saúde. [Vídeo do canal GamesVida no Youtube. É preciso clicar na imagem para assistir.]


O VIDEOGAME COMO ARTE E JOGO

O GamesVida é um site e canal do Youtube que estuda os videogames na sua Totalidade. Aqui tanto a imaginação quanto a jogada é explorada. Com materiais de ‘Educação com Videogames’ e análise das jogadas. É o videogame investigado como Arte e Jogo. Para acesso rápido, fácil e organizado a todo o conteúdo do site consultar o seguinte link: Mapa do GamesVida.


BIBLIOGRAFIA

* Almanaque de Games / Anna Carolina Rodrigues; Nathan Fernandes; Victor Bianchin. - 1. ed. - São Paulo: Panda Books, 2016. 232 pp.

* The Use of Electronic Games in Therapy: a Review with Clinical Implications / H. Lynn Horne-Moyer; Brian H. Moyer; Drew C. Messer; Elizabeth S. Messer / Springer - Psychiatry in the Digital Age, 14 October 2014. Link: The Use of Electronic Games in Therapy.


[GAME OVER]

Comentários