Pular para o conteúdo principal

Elden Ring | Habilidades Cognitivas | Homem-Fera de Farum Azula



O objetivo último do GamesVida é estudar e explicar a Qualidade dos Videogames, para isso o game é analisado em todas as suas dimensões, neste vídeo é o jogar e as Habilidades Cognitivas do jogador que são estudadas e explicadas. Falar em habilidades cognitivas envolvidas no jogar videogame é um assunto muito amplo, no curto vídeo acima, uma breve introdução. Alguns mecanismos básicos envolvidos na interação entre o jogador e o game. Vencer um game difícil como Elden Ring exige um grande investimento por parte do jogador.


Envolve desde o olho do jogador que observa atentamente, que faz a leitura dos movimentos do inimigo, calculando e raciocinando através do cérebro a hora de avançar e de se afastar, de acordo com as limitações impostas pelas mecânicas do game, notadamente a barra de Vigor, que limita os movimentos. Olho e cérebro trabalham junto com o corpo, especialmente com as mãos que comandam o personagem através do controle do videogame. Falar em habilidades cognitivas significa falar na relação do jogador com o controle, com o olho que observa a tela, e com o cérebro, centro de comando do nosso corpo, que raciocina e coordena as ações. Envolve tática, enfrentamento, controle emocional, interação entre homem e máquina, atenção, foco, disciplina e por aí vai.


Elden Ring é um game muito apropriado para falar em habilidades cognitivas, uma vez que é um jogo difícil, em que um breve erro do jogador pode significar a derrota do personagem, que morre no jogo e toda a batalha deve ser reiniciada em uma nova tentativa. Mas errar, tentar novamente, errar novamente, avançar e finalmente vencer envolve um Jogo bem desenvolvido. Envolve um grande uso das Habilidades Cognitivas.


PSICOLOGIA

Tudo ocorre muito naturalmente, instintivamente, inconscientemente, sem uma reflexão aprofundada sobre o ato de jogar, sobre as habilidades cognitivas envolvidas. O jogador pensa em Elden Ring dentro do jogo, nas suas táticas, na pesquisa na internet, no jogo de errar e acertar, na observação das informações contidas nos itens, ou mesmo, na raça, na tentativa de vencer um Boss ou qualquer outro desafio. Normalmente não se pensa no Jogador, na atividade do cérebro, do corpo. Mas a Psicologia é uma Ciência que estuda essas atividades, estuda a mente e as interações entre o sistema nervoso, o pensamento, as atividades humanas, o ato de jogar e tudo aquilo que está envolvido no ato de pensar e de sentir. E se queremos defender a Qualidade dos Videogames, precisamos estudar também a mente e o corpo ao jogar games difíceis como Elden Ring. [Vídeo do canal GamesVida no Youtube. É preciso clicar na imagem para assistir.]



BIBLIOGRAFIA

Links:

* Colégio Arnaldo - Habilidades Cognitivas

* Psicologia Online - Habilidades cognitivas: o que são, tipos, lista e exemplos

* Mundo Educação - Coordenação motora

* Significados - Psicomotricidade



[GAME OVER]

Comentários