Pular para o conteúdo principal

Direita e Esquerda - Thomas Piketty - Leitura Fundamental

Book Collage

“A questão da desigualdade e da redistribuição está no cerne dos conflitos políticos. Numa formulação um tanto caricata, podemos dizer que o conflito central opõe tradicionalmente as duas posições a seguir.”

“De um lado, a posição liberal de direita afirma que só as forças do mercado, a iniciativa individual e o aumento da produtividade possibilitam no longo prazo uma melhora efetiva da renda e das condições de vida, em particular dos mais desfavorecidos. Nessa lógica, a ação pública de redistribuição deve não apenas ser moderada, mas se limitar a instrumentos que interfiram o mínimo possível nesse mecanismo virtuoso - como, por exemplo, o sistema integrado de tributação e transferências (imposto negativo) de Milton Friedman [1962].”

“De outro lado, a posição tradicional de esquerda, herdada dos teóricos socialistas do século XIX e da prática sindical, afirma que somente as lutas sociais e políticas são capazes de atenuar a miséria dos menos favorecidos produzida pelo sistema capitalista. Assim, a ação pública de redistribuição deve, ao contrário, permear o âmago do processo de produção, contestando assim a maneira como as forças de mercado determinam os lucros apropriados pelos detentores do capital, bem como a desigualdade entre os assalariados - por exemplo, com a nacionalização dos meios de produção ou o estabelecimento de grades salariais compulsórias -, sem se limitar à cobrança de impostos para financiar transferências fiscais.”

“Esse conflito direita / esquerda mostra, em primeiro lugar, que as discordâncias quanto à forma concreta e à adequação de uma ação pública de redistribuição não se devem necessariamente a princípios antagônicos de justiça social, mas sobretudo a análises antagônicas dos mecanismos econômicos e sociais que produzem a desigualdade. (...)”


* O trecho acima não é de minha autoria! Faz parte do projeto de Educação do GamesVida. É do economista francês Thomas Piketty, que ficou célebre internacionalmente por causa de seus estudos sobre a Desigualdade Econômica. Nesse trecho estão as principais divergências entre a esquerda e a direita quanto a desigualdade e redistribuição. No momento atual de acentuada polarização política no Brasil é importante conhecer bem as ideias que sustentam cada um dos dois lados.

Fonte:
PIKETTY, Thomas. A Economia da Desigualdade. Publicado originalmente na França em 1997. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Intrínseca. Edição digital: 2015. [Livro com 147 páginas. O trecho está na página 10].


Atribuição da Imagem: David Monniaux007 Tanuki© Jorge Royan / http://www.royan.com.ar / CC BY-SA 3.0User:ZX95, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons.

Link do canal: GamesVida


[GAME OVER]

Comentários