Nesta postagem vamos refletir sobre a utilidade do estudo da História
analisando três imagens retiradas do game Far Cry Primal, jogo ambientado na
Idade da Pedra. Esse jogo apresenta um mundo pré-histórico muito rico, a
produtora Ubisoft Montreal fez uma pesquisa sobre o período e nos apresenta um
cenário fictício cheio de elementos inspirados na história real. É na análise
de três imagens desse game que o GamesVida vem convidar o leitor para ver
História em todos os lugares. E para pensar sobre este fato surpreendente:
Tudo tem História!
QUEST: Olhar imagens do jogo Far Cry Primal para pensar sobre a
mudança. No nível material, da realidade dos objetos tocáveis, das
transformações do mundo à nossa volta. Uma impressionante transformação
aconteceu desde a Pré-História. O básico da História é a mudança, seu objeto é
o que muda no curso da existência humana. E nesse caso, do ponto de vista da
produção material, a acelerada Revolução Tecnológica que vivemos hoje merece
uma reflexão. O texto é longo, mas serve para pensar e ver a História em todos
os lugares e objetos. E para oferecer uma das respostas possíveis para a
pergunta: Para que serve História?
Observe a imagem acima, que abre a postagem, é a casa de Tensay, o xamã da
tribo Wenja. Os eventos se passam há 12.000 anos, quando a tecnologia mais
sofisticada que os humanos tinham à disposição era a pedra. Daí vem o nome do
período: Idade da Pedra. Existe história em cada material que o homem aprende
a trabalhar. Em contato íntimo com a natureza, o homem pré-histórico se valia
dos materiais que seu ambiente lhe proporcionava. Essa casa é feita com alguns
dos primeiros materiais que o homem aprendeu a manejar. Ela é feita de palha e
madeira retiradas dos vegetais, pele e ossos retirados dos animais, há algumas
construções em pedra e também há cerâmica (canto inferior direito) produzida a
partir da argila retirada do solo.
Compare agora quão diferentes são os materiais e os objetos que existem nas
nossas casas modernas. Vamos citar alguns dos mais modernos: nossos
computadores, celulares, videogames e televisões. Todos esses são muito
recentes. A TV começa a ser produzida em grande quantidade apenas na metade do
século XX, portanto há menos de 100 anos atrás, lembrando que Far Cry Primal
se passa há 12.000 anos, ou seja, fazendo o cálculo, os eventos do game são
120 vezes mais antigos. O computador é dos anos 1970 e a internet é dos anos
1980, já o smartphone é dos anos 1990. Portanto nas últimas décadas houve uma
sequência de invenções que revolucionaram a nossa vida uma após a outra. O
conhecimento humano trilhou um longo caminho até os nossos dias para construir
os aparelhos que temos à nossa disposição hoje no século XXI. O plástico, os
componentes eletrônicos, a borracha, o vidro, o controle da eletricidade. Tudo
isso tem uma história! E essa história está presente em cada um desses
aparelhos. O console Atari surgiu apenas nos anos 1970.
Para nós, que vivemos em casas modernas, observar a casa de Tensay é
contemplar um tempo muito antigo, antes de todas as grandes invenções que
fazem o nosso mundo contemporâneo. Como dito, todos os materiais e componentes
da nossa casa tem uma história, o homem precisou aprender a retirá-los da
natureza, onde se encontra a matéria prima. Precisou aprender a remodelá-los e
a fabricá-los para construir os aparelhos na nossa casa. É importante parar um
pouco e refletir sobre isso! Vivemos em um mundo onde tudo o que se apresenta
à nossa volta, todas as comodidades dos aparelhos modernos, todos eles
precisaram passar por um longo percurso até chegar à sua invenção e depois
popularização. Ou seja, não basta inventar, na nossa sociedade de mercado é
importante oferecer condições para que essas produções estejam à disposição do
cidadão comum, das massas.
Agora vamos nos afastar um pouco das casas da vila Wenja, do jogo Far Cry
Primal, para observar nessa segunda imagem como essas habitações se encontram
na natureza. Tudo é bastante natural, comparado aos nossos dias, vemos
plantas, um córrego, umas cercas, rochas, árvores e algumas dessas casas
primitivas ao fundo. O termo primitivo quer dizer mais próximo dos primeiros,
as primeiras formas de habitação construídas pelo homem, os primeiros
materiais. Pense agora na sua casa moderna, onde ela está. Como é diferente da
vila Wenja! Ao longo da história, várias foram as formas de habitação
construídas pelo homem, e muito diferentes também foram as maneiras de
organização do espaço urbano.
As cidades e suas habitações foram elaboradas de diversas formas, variando no
tempo e de acordo com diferentes culturas e modos de pensar o chamado
planejamento urbano. Às vezes as construções vão sendo feitas, sem se pensar
muito de forma planejada. Em vários locais do planeta primeiro o homem
aprendeu a agricultura e depois as vilas evoluíram até se tornarem cidades. A
chamada Revolução Agrícola é de 8.000 anos antes de Cristo. Já a Revolução
Urbana é de 4.000 anos antes de Cristo. No jogo Far Cry Primal, a vila Wenja é
muito simples para ser chamada de centro urbano, de cidade. Alguns dos
elementos mais importantes das nossas cidades contemporâneas só seriam
desenvolvidos muito tempo depois da Idade da Pedra, época em que se passa o
jogo.
Nas cidades modernas um dos destaques vai para a eletricidade, que faz
funcionarem todos os nossos aparelhos eletrônicos: televisões, computadores,
smartphones, videogames, geladeiras. Nas nossas ruas existem postes e cabos
que nos trazem a corrente elétrica. Estamos tão acostumados com esses
aparelhos do mundo moderno que nem paramos para pensar que eles nem sempre
existiram. Aliás, durante a maior parte da História eles estavam ausentes.
Somente com a descoberta e o controle da eletricidade é que nossos videogames,
televisores e smartphones foram possíveis. Durante grande parte do século XIX,
o desafio dos inventores era transformar a eletricidade em luz e criar uma
lâmpada que pudesse ser usada na casa das pessoas. A primeira apareceu somente
em 1879.
Nessa terceira imagem vamos nos afastar ainda mais e observar somente a
natureza, porque na ausência de atividade humana, só existe o mundo natural
das plantas, dos animais, dos rios, das pedras e do solo. É transformando esse
meio ambiente virgem que o homem vai criar o seu espaço. Construindo
habitações, colhendo plantas, caçando animais, confeccionando ferramentas,
derrubando árvores. Transformando o espaço natural em espaço humano. Para usar
o termo da Geografia: Espaço Geográfico, trabalhado e transformado pela
atividade humana.
Outro destaque que representa uma grande mudança do nosso mundo contemporâneo
em relação à época do game, a Idade da Pedra, é a presença no nosso mundo de
ruas asfaltadas. Preparadas para que transite com facilidade outra invenção
dos tempos modernos: o automóvel. Essa invenção só foi aparecer no final do
século XIX, mas só estava acessível aos bem afortunados. Somente no começo do
século XX é que os carros começam a ser mais acessíveis para as massas. Não
costumamos pensar sobre isso, mas o nosso tempo é cheio de invenções das quais
já estamos muito habituados, mas que espantariam os nossos antepassados pela
novidade. A História transforma tudo, muda coisas que pensávamos serem sempre
iguais. O mundo está em constante evolução, os automóveis, por exemplo, desde
que surgiram, a cada década mudam não só na tecnologia, mas também no design,
ou seja, na aparência.
O que a Ubisoft de Montreal fez com Far Cry Primal é criar um ambiente, que se
passa há 12.000 anos atrás, baseado em pesquisas da cultura material daquela
época. O resultado é que no game, e nas três imagens presentes nessa postagem,
o mundo que vemos é um mundo muito antigo, uma era muito diferente da nossa,
muito antes das modernidades. Não apenas se divertir jogando, mas contemplar
os cenários desse game nos faz ficar imersos na época longínqua da Idade da
Pedra. Alguns elementos do game fazem parte apenas da fantasia dos produtores,
mas muitos outros são baseados no estudo do período. Olhar esse mundo, ver e
sentir como é diferente do nosso, faz parte da imersão do jogo. Faz parte do
prazer de jogar. É uma Pré-História preparada para a fórmula Far Cry, com
muita ação, tiros e combates na perspectiva em primeira pessoa (FPS).
A quantidade de invenções, transformações e novidades do nosso mundo
contemporâneo em comparação com o longínquo tempo em que se passa Far Cry
Primal, 12.000 anos atrás, é enorme. Nessa postagem procuramos apenas
sublinhar algumas das mais notáveis, não para citar um monte de exemplos, mas
principalmente para fazer pensar, refletir sobre a presença das mudanças
históricas na nossa vida. Nesse caso mudanças na fabricação de objetos e na
modificação do espaço. Vivemos em um mundo completamente transformado pelo
tempo, e ao observar a diferença da nossa cultura material com a da Idade da
Pedra, comparando essas duas realidades tão distantes temos uma visão em longo
prazo de como a ação humana transforma radicalmente o seu meio. Mostrando que,
pelo menos no aspecto material, a História apresenta uma mudança
impressionante.
Ver História em tudo abre caminhos para enxergar e refletir sobre a constante
evolução que ocorre à nossa volta. Vivemos em uma época de acelerado
desenvolvimento tecnológico. Hoje em dia, aparelhos que para nós se tornaram
comuns no uso do dia a dia, como TVs, celulares, computadores, videogames,
parecem que fazem parte de nós, e temos muita dificuldade de viver por algum
tempo mais prolongado sem eles. O ponto aqui é que eles são a prova de como a
ação e a pesquisa humana mudam o nosso mundo. Nem sempre para melhor em alguns
aspectos, por exemplo, temos o gigantesco problema ambiental. Mas o que é
impressionante, especialmente do ponto de vista da tecnologia, é a acelerada
mudança e evolução que acontece ao nosso redor, ano após ano.
O GamesVida, além desse texto, conta com outros dois vídeos analisando a vila
Wenja, o primeiro mostrando um dia e o segundo mostrando uma noite, ambos
pensados com esse objetivo: ver História em tudo! Assim o leitor terá uma
informação visual muito mais acurada desse game que serviu de inspiração para
esta postagem. Abaixo está incorporado o primeiro vídeo. São dois vídeos do
Youtube. É só clicar no centro, no ícone Play em vermelho para começar a
assistir. Foi criada no canal do GamesVida uma Playlist com o título
"Tudo tem História"
(clicar no link para acessar). Por enquanto, somente estão lá esses dois
vídeos citados, no entanto, novos vídeos com essa ideia serão adicionados no
futuro, bem como novas postagens como essa. Analisar o potencial dos games
para criar mundos ambientados em períodos históricos é uma das formas do
GamesVida mostrar a riqueza dos Videogames e contribuir para a Educação.
UM GRANDE PODER
Os muito jovens tem a tendência de achar que o mundo foi sempre do jeito que
está agora. Mas observar um tempo tão remoto como o da Pré-História revela
coisas impressionantes. Cidades nem sempre existiram, ruas nem sempre
existiram, automóveis nem sempre existiram, a eletricidade precisou ser
dominada para que só depois o homem inventasse um aparelho após o outro.
Rádio, televisão, computador, videogame, smartphone. E novos dispositivos
surgirão. Para os amantes da tecnologia e da ficção futurista é um fascínio
imaginar o que virá a seguir.
Um jogo como Far Cry Primal cria um ambiente em que o jogador desbrava uma
selva pré-histórica muito distante de todas as comodidades modernas. Nesse
game o domínio do fogo, as ferramentas de pedra, o domar animais, o uso de
plantas como remédio são os conhecimentos mais avançados que o homem
descobriu. Tudo que o homem desenvolve passa por um longo aprendizado até
que se domine uma nova técnica. O nosso mundo contemporâneo é o resultado de
um longuíssimo processo de observação, raciocínio, acaso, descoberta,
remodelação, invenção, aplicação, popularização. É a ação humana
transformando o planeta. Porém esse poder de transformação é tão grande que
precisamos de mais responsabilidade e proteção da biodiversidade, dos
ecossistemas, enfim, do planeta e da sua vida como um todo.
FINISH IT!
O que a História nos coloca é que nós, como agentes, podemos transformar o
nosso meio em nível familiar, local, regional, e talvez até nacional e
mundial. Constatar que existe mudança indica que podemos ser sujeitos
dessa mudança. Uma vez que a transformação histórica é o homem quem causa.
O que fazemos influencia o nosso próximo. Influencia o nosso futuro e o
dos outros. A impressionante transformação da Idade da Pedra para os
nossos dias não acabou. A História continua! Como seres humanos, nós somos
continuadores dessa mudança. E cabe mudar para melhor. As possibilidades
são imensas, mas os desafios também são.
O objetivo dessa postagem foi observar o tempo longínquo da Idade da
Pedra, criado no game Far Cry Primal, para através das três imagens
analisadas, parar um pouco para pensar sobre a impressionante mudança
histórica que ocorreu daquela época para o Século XXI. E assim dar uma
resposta possível sobre a utilidade da História, mostrando que ela está
presente em tudo.
Fonte das Imagens: Todas as três são do jogo Far Cry Primal de
2016. Elas foram capturadas pelo recurso Share do Playstation 4.
GORDON CHILDE, Vere. A evolução cultural do homem. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 1978.
HARARI, Yuval Noah. Sapiens – uma breve história da humanidade.
Porto Alegre: L&PM, 2015.
Inventions. Pocket Genius. Dorling Kindersley, 2016.
Inventions: A visual encyclopedia. Smithsonian. Dorling Kindersley,
2018.
PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo: Contexto,
2011.
ROBERTS, Alice. Evolution – The Human Story. Dorling Kindersley,
2011.
[GAME OVER]
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