Pular para o conteúdo principal

Para que serve História? - Tudo tem História!

Casa de Tensay

Nesta postagem vamos refletir sobre a utilidade do estudo da História analisando três imagens retiradas do game Far Cry Primal, jogo ambientado na Idade da Pedra. Esse jogo apresenta um mundo pré-histórico muito rico, a produtora Ubisoft Montreal fez uma pesquisa sobre o período e nos apresenta um cenário fictício cheio de elementos inspirados na história real. É na análise de três imagens desse game que o GamesVida vem convidar o leitor para ver História em todos os lugares. E para pensar sobre este fato surpreendente: Tudo tem História! 

QUEST: Olhar imagens do jogo Far Cry Primal para pensar sobre a mudança. No nível material, da realidade dos objetos tocáveis, das transformações do mundo à nossa volta. Uma impressionante transformação aconteceu desde a Pré-História. O básico da História é a mudança, seu objeto é o que muda no curso da existência humana. E nesse caso, do ponto de vista da produção material, a acelerada Revolução Tecnológica que vivemos hoje merece uma reflexão. O texto é longo, mas serve para pensar e ver a História em todos os lugares e objetos. E para oferecer uma das respostas possíveis para a pergunta: Para que serve História? 


CASA
Observe a imagem acima, que abre a postagem, é a casa de Tensay, o xamã da tribo Wenja. Os eventos se passam há 12.000 anos, quando a tecnologia mais sofisticada que os humanos tinham à disposição era a pedra. Daí vem o nome do período: Idade da Pedra. Existe história em cada material que o homem aprende a trabalhar. Em contato íntimo com a natureza, o homem pré-histórico se valia dos materiais que seu ambiente lhe proporcionava. Essa casa é feita com alguns dos primeiros materiais que o homem aprendeu a manejar. Ela é feita de palha e madeira retiradas dos vegetais, pele e ossos retirados dos animais, há algumas construções em pedra e também há cerâmica (canto inferior direito) produzida a partir da argila retirada do solo. 

Compare agora quão diferentes são os materiais e os objetos que existem nas nossas casas modernas. Vamos citar alguns dos mais modernos: nossos computadores, celulares, videogames e televisões. Todos esses são muito recentes. A TV começa a ser produzida em grande quantidade apenas na metade do século XX, portanto há menos de 100 anos atrás, lembrando que Far Cry Primal se passa há 12.000 anos, ou seja, fazendo o cálculo, os eventos do game são 120 vezes mais antigos. O computador é dos anos 1970 e a internet é dos anos 1980, já o smartphone é dos anos 1990. Portanto nas últimas décadas houve uma sequência de invenções que revolucionaram a nossa vida uma após a outra. O conhecimento humano trilhou um longo caminho até os nossos dias para construir os aparelhos que temos à nossa disposição hoje no século XXI. O plástico, os componentes eletrônicos, a borracha, o vidro, o controle da eletricidade. Tudo isso tem uma história! E essa história está presente em cada um desses aparelhos. O console Atari surgiu apenas nos anos 1970. 

Para nós, que vivemos em casas modernas, observar a casa de Tensay é contemplar um tempo muito antigo, antes de todas as grandes invenções que fazem o nosso mundo contemporâneo. Como dito, todos os materiais e componentes da nossa casa tem uma história, o homem precisou aprender a retirá-los da natureza, onde se encontra a matéria prima. Precisou aprender a remodelá-los e a fabricá-los para construir os aparelhos na nossa casa. É importante parar um pouco e refletir sobre isso! Vivemos em um mundo onde tudo o que se apresenta à nossa volta, todas as comodidades dos aparelhos modernos, todos eles precisaram passar por um longo percurso até chegar à sua invenção e depois popularização. Ou seja, não basta inventar, na nossa sociedade de mercado é importante oferecer condições para que essas produções estejam à disposição do cidadão comum, das massas. 


Vila Wenja


VILA
Agora vamos nos afastar um pouco das casas da vila Wenja, do jogo Far Cry Primal, para observar nessa segunda imagem como essas habitações se encontram na natureza. Tudo é bastante natural, comparado aos nossos dias, vemos plantas, um córrego, umas cercas, rochas, árvores e algumas dessas casas primitivas ao fundo. O termo primitivo quer dizer mais próximo dos primeiros, as primeiras formas de habitação construídas pelo homem, os primeiros materiais. Pense agora na sua casa moderna, onde ela está. Como é diferente da vila Wenja! Ao longo da história, várias foram as formas de habitação construídas pelo homem, e muito diferentes também foram as maneiras de organização do espaço urbano. 

As cidades e suas habitações foram elaboradas de diversas formas, variando no tempo e de acordo com diferentes culturas e modos de pensar o chamado planejamento urbano. Às vezes as construções vão sendo feitas, sem se pensar muito de forma planejada. Em vários locais do planeta primeiro o homem aprendeu a agricultura e depois as vilas evoluíram até se tornarem cidades. A chamada Revolução Agrícola é de 8.000 anos antes de Cristo. Já a Revolução Urbana é de 4.000 anos antes de Cristo. No jogo Far Cry Primal, a vila Wenja é muito simples para ser chamada de centro urbano, de cidade. Alguns dos elementos mais importantes das nossas cidades contemporâneas só seriam desenvolvidos muito tempo depois da Idade da Pedra, época em que se passa o jogo. 

Nas cidades modernas um dos destaques vai para a eletricidade, que faz funcionarem todos os nossos aparelhos eletrônicos: televisões, computadores, smartphones, videogames, geladeiras. Nas nossas ruas existem postes e cabos que nos trazem a corrente elétrica. Estamos tão acostumados com esses aparelhos do mundo moderno que nem paramos para pensar que eles nem sempre existiram. Aliás, durante a maior parte da História eles estavam ausentes. Somente com a descoberta e o controle da eletricidade é que nossos videogames, televisores e smartphones foram possíveis. Durante grande parte do século XIX, o desafio dos inventores era transformar a eletricidade em luz e criar uma lâmpada que pudesse ser usada na casa das pessoas. A primeira apareceu somente em 1879. 


Natureza


NATUREZA
Nessa terceira imagem vamos nos afastar ainda mais e observar somente a natureza, porque na ausência de atividade humana, só existe o mundo natural das plantas, dos animais, dos rios, das pedras e do solo. É transformando esse meio ambiente virgem que o homem vai criar o seu espaço. Construindo habitações, colhendo plantas, caçando animais, confeccionando ferramentas, derrubando árvores. Transformando o espaço natural em espaço humano. Para usar o termo da Geografia: Espaço Geográfico, trabalhado e transformado pela atividade humana. 

Outro destaque que representa uma grande mudança do nosso mundo contemporâneo em relação à época do game, a Idade da Pedra, é a presença no nosso mundo de ruas asfaltadas. Preparadas para que transite com facilidade outra invenção dos tempos modernos: o automóvel. Essa invenção só foi aparecer no final do século XIX, mas só estava acessível aos bem afortunados. Somente no começo do século XX é que os carros começam a ser mais acessíveis para as massas. Não costumamos pensar sobre isso, mas o nosso tempo é cheio de invenções das quais já estamos muito habituados, mas que espantariam os nossos antepassados pela novidade. A História transforma tudo, muda coisas que pensávamos serem sempre iguais. O mundo está em constante evolução, os automóveis, por exemplo, desde que surgiram, a cada década mudam não só na tecnologia, mas também no design, ou seja, na aparência. 

O que a Ubisoft de Montreal fez com Far Cry Primal é criar um ambiente, que se passa há 12.000 anos atrás, baseado em pesquisas da cultura material daquela época. O resultado é que no game, e nas três imagens presentes nessa postagem, o mundo que vemos é um mundo muito antigo, uma era muito diferente da nossa, muito antes das modernidades. Não apenas se divertir jogando, mas contemplar os cenários desse game nos faz ficar imersos na época longínqua da Idade da Pedra. Alguns elementos do game fazem parte apenas da fantasia dos produtores, mas muitos outros são baseados no estudo do período. Olhar esse mundo, ver e sentir como é diferente do nosso, faz parte da imersão do jogo. Faz parte do prazer de jogar. É uma Pré-História preparada para a fórmula Far Cry, com muita ação, tiros e combates na perspectiva em primeira pessoa (FPS). 


TUDO TEM HISTÓRIA
A quantidade de invenções, transformações e novidades do nosso mundo contemporâneo em comparação com o longínquo tempo em que se passa Far Cry Primal, 12.000 anos atrás, é enorme. Nessa postagem procuramos apenas sublinhar algumas das mais notáveis, não para citar um monte de exemplos, mas principalmente para fazer pensar, refletir sobre a presença das mudanças históricas na nossa vida. Nesse caso mudanças na fabricação de objetos e na modificação do espaço. Vivemos em um mundo completamente transformado pelo tempo, e ao observar a diferença da nossa cultura material com a da Idade da Pedra, comparando essas duas realidades tão distantes temos uma visão em longo prazo de como a ação humana transforma radicalmente o seu meio. Mostrando que, pelo menos no aspecto material, a História apresenta uma mudança impressionante. 

Ver História em tudo abre caminhos para enxergar e refletir sobre a constante evolução que ocorre à nossa volta. Vivemos em uma época de acelerado desenvolvimento tecnológico. Hoje em dia, aparelhos que para nós se tornaram comuns no uso do dia a dia, como TVs, celulares, computadores, videogames, parecem que fazem parte de nós, e temos muita dificuldade de viver por algum tempo mais prolongado sem eles. O ponto aqui é que eles são a prova de como a ação e a pesquisa humana mudam o nosso mundo. Nem sempre para melhor em alguns aspectos, por exemplo, temos o gigantesco problema ambiental. Mas o que é impressionante, especialmente do ponto de vista da tecnologia, é a acelerada mudança e evolução que acontece ao nosso redor, ano após ano. 


PARA SABER MAIS
O GamesVida, além desse texto, conta com outros dois vídeos analisando a vila Wenja, o primeiro mostrando um dia e o segundo mostrando uma noite, ambos pensados com esse objetivo: ver História em tudo! Assim o leitor terá uma informação visual muito mais acurada desse game que serviu de inspiração para esta postagem. Abaixo está incorporado o primeiro vídeo. São dois vídeos do Youtube. É só clicar no centro, no ícone Play em vermelho para começar a assistir. Foi criada no canal do GamesVida uma Playlist com o título "Tudo tem História" (clicar no link para acessar). Por enquanto, somente estão lá esses dois vídeos citados, no entanto, novos vídeos com essa ideia serão adicionados no futuro, bem como novas postagens como essa. Analisar o potencial dos games para criar mundos ambientados em períodos históricos é uma das formas do GamesVida mostrar a riqueza dos Videogames e contribuir para a Educação. 


 


UM GRANDE PODER

Os muito jovens tem a tendência de achar que o mundo foi sempre do jeito que está agora. Mas observar um tempo tão remoto como o da Pré-História revela coisas impressionantes. Cidades nem sempre existiram, ruas nem sempre existiram, automóveis nem sempre existiram, a eletricidade precisou ser dominada para que só depois o homem inventasse um aparelho após o outro. Rádio, televisão, computador, videogame, smartphone. E novos dispositivos surgirão. Para os amantes da tecnologia e da ficção futurista é um fascínio imaginar o que virá a seguir. 

Um jogo como Far Cry Primal cria um ambiente em que o jogador desbrava uma selva pré-histórica muito distante de todas as comodidades modernas. Nesse game o domínio do fogo, as ferramentas de pedra, o domar animais, o uso de plantas como remédio são os conhecimentos mais avançados que o homem descobriu. Tudo que o homem desenvolve passa por um longo aprendizado até que se domine uma nova técnica. O nosso mundo contemporâneo é o resultado de um longuíssimo processo de observação, raciocínio, acaso, descoberta, remodelação, invenção, aplicação, popularização. É a ação humana transformando o planeta. Porém esse poder de transformação é tão grande que precisamos de mais responsabilidade e proteção da biodiversidade, dos ecossistemas, enfim, do planeta e da sua vida como um todo. 


FINISH IT!
 
O que a História nos coloca é que nós, como agentes, podemos transformar o nosso meio em nível familiar, local, regional, e talvez até nacional e mundial. Constatar que existe mudança indica que podemos ser sujeitos dessa mudança. Uma vez que a transformação histórica é o homem quem causa. O que fazemos influencia o nosso próximo. Influencia o nosso futuro e o dos outros. A impressionante transformação da Idade da Pedra para os nossos dias não acabou. A História continua! Como seres humanos, nós somos continuadores dessa mudança. E cabe mudar para melhor. As possibilidades são imensas, mas os desafios também são. 

O objetivo dessa postagem foi observar o tempo longínquo da Idade da Pedra, criado no game Far Cry Primal, para através das três imagens analisadas, parar um pouco para pensar sobre a impressionante mudança histórica que ocorreu daquela época para o Século XXI. E assim dar uma resposta possível sobre a utilidade da História, mostrando que ela está presente em tudo. 


Fonte das Imagens: Todas as três são do jogo Far Cry Primal de 2016. Elas foram capturadas pelo recurso Share do Playstation 4. 

BIBLIOGRAFIA: 

GORDON CHILDE, Vere. A evolução cultural do homem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1978. 
HARARI, Yuval Noah. Sapiens – uma breve história da humanidade. Porto Alegre: L&PM, 2015. 
Inventions. Pocket Genius. Dorling Kindersley, 2016. 
Inventions: A visual encyclopedia. Smithsonian. Dorling Kindersley, 2018. 
PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo: Contexto, 2011. 
ROBERTS, Alice. Evolution – The Human Story. Dorling Kindersley, 2011. 


[GAME OVER]

Comentários