Pular para o conteúdo principal

O Sistema de Habilidades de Nioh - Armas, Técnicas e Magias


Nioh é um jogo difícil. Para superar seus desafios você tem uma variada gama de habilidades. Essas técnicas, além de tornarem o jogo mais divertido, podem aliviar bastante a dificuldade. Nessa postagem você vai conferir algumas habilidades e entender como elas funcionam. Dois vídeos mostram todas as habilidades das Magias Onmyo, Técnicas Ninja e Habilidades Samurai das Armas. Tudo que estava presente no Beta. Inclui habilidades passivas e ativas. Assim você poderá ter uma ideia de como o jogo funciona. Um tutorial explica como comprar, equipar e usar as habilidades.



FLUXO BÁSICO


No sistema de Nioh não é preciso ficar procurando por habilidades no mapa. Diferentemente de Dark Souls você não precisa localizar as magias no cenário. Todas elas são compradas com pontos de habilidade que você ganha subindo de nível. Também não é preciso procurar por um vendedor pois elas estão no menu. A qualquer momento você pode abrir o menu, ver todas as árvores de habilidades e decidir o que vai pegar. Um pequeno vídeo pode ser acionado mostrando a execução de algumas dessas habilidades.

Assim como em Dark Souls ao subir de nível você escolhe entre alguns atributos para upar. No caso de Nioh são oito. Dependendo de qual você escolher você ganha pontos para comprar as habilidades. Existem três tipos de habilidade: Habilidade Samurai, Habilidade de Ninja e Habilidade de Magia Onmyo. São cinco os atributos que fornecem pontos de Habilidade Samurai que são usados para comprar novos golpes para as armas. São eles: Corpo, Essência, Energia, Força e Habilidade. Para ganhar pontos para gastar em Habilidades Ninja você deve subir Destreza. E para ganhar pontos para gastar nas Magias Onmyo você deve subir Magia. Esse é o fluxo básico para adquirir as habilidades.


Esquema

Sobe de Nível > Ganha Pontos  > Compra Habilidade > Equipa > Usa



POSTURAS


Um diferencial em relação a Dark Souls é que Nioh apresenta um sistema de posturas. São três posturas: alta, média e baixa. A postura alta é para ataques fortes porém de execução mais lenta. A postura baixa é para ataques fracos porém rápidos, um seguido do outro, é possível disparar uma saraivada de golpes. E a postura média é uma intermediária entre as duas. A postura alta é mais agressiva e causa mais dano porém seu personagem fica mais vulnerável. Na postura baixa seu personagem é ágil e evasivo. A postura média é um bom equilíbrio entre as duas.


Esquema

Postura Alta: Forte mas Lento
Postura Média: Equilíbrio
Postura Baixa: Fraco mas Rápido



À partir daqui vou mostrar em mais detalhe como funciona as habilidades de Nioh. Para as armas e depois para as magias e técnicas ninja.



ARMAS





Como Aprender

Para comprar novos golpes para as armas você precisa trocar pontos de Habilidade de Samurai no menu Aprender Habilidades. Como dito você consegue esses pontos subindo um  dos atributos: Corpo, Essência, Energia, Força ou Habilidade. Outra forma de conseguir esses pontos é usando bastante as armas. Você vai receber uma mensagem no canto da tela dizendo que ganhou um ponto de Habilidade de Samurai.


Como Golpear

Depois de trocar o ponto por um novo golpe é só conferir o comando mostrado no menu de habilidades e executar no jogo. Esses golpes além de divertidos são muito úteis. No vídeo acima você pode conferir muitos deles. Como por exemplo apertar triângulo no final de um sequência com quadrado ou segurar o triângulo. A maioria dos golpes só pode ser executado em determinada postura. Golpes de postura alta não podem ser executados quando você estiver na postura baixa e vice versa. Portanto é preciso ficar atento para a sua postura.


Personalização de Habilidade

Como você deve ter notado no vídeo alguns golpes usam o mesmo comando e a mesma postura. Você portanto não pode ter os dois ao mesmo tempo. É ai que entra o menu de Personalização de Habilidade. Nesse menu você escolhe qual golpe irá usar para cada comando e para cada postura. Por exemplo você comprou dois golpes de segurar o triângulo para a postura alta no machado. Então no menu de Personalização de Habilidade você decide qual dos dois vai executar no jogo ao segurar o botão. Para mudar é só entrar no menu de novo.


Esquema

Habilidade de Samurai > Comprar Habilidade > Personalizar Habilidade > Postura > Golpe





MAGIA E NINJA





Como Aprender

Para comprar magias você precisa de pontos Habilidade de Magia Onmyo. Para conseguir esses pontos você precisa subir o atributo Magia. E para comprar técnicas de ninja você precisa de pontos Habilidade de Ninja. Esses pontos você consegue subindo Destreza. Você aprende a habilidade trocando esses pontos no menu Aprender Habilidades.


Sobre a Capacidade

O atributo Magia também aumenta o poder das magias onmyo e a capacidade de se equipar com essas magias. É o build da magia. O atributo Destreza também aumenta o poder das técnicas ninja e a capacidade de se equipar com essas técnicas. É o build ninja. Aumentar a capacidade é importante porque você não pode equipar todas as técnicas e magias que quiser. Você só pode equipar o quanto a sua capacidade permite dependendo do seu nível de Magia e Destreza. Por exemplo você comprou três magias mas pelo seu nível você só pode se equipar com duas.


Como Equipar

Agora vem a explicação de como equipar a magia ou a técnica ninja. As duas funcionam da mesma forma. Depois de comprada a habilidade você precisa ir a qualquer santuário. São pequenos templos que funcionam como as fogueiras de Dark Souls. É a partir do santuário que você recomeça após cada morte.

No santuário você coloca a opção Preparar Jutsu. Então você escolhe entre as magias e técnicas ninja que você comprou. É só selecionar para preparar e a habilidade vai se tornar um item. Por exemplo um talismã ou um shuriken. Esse item você equipa em um dos espaços para item que você aciona com um dos quatro direcionais digitais: cima, baixo, esquerda, direita. Então é só apertar esse direcional durante o game e o personagem vai executar a habilidade que você escolheu.

Por exemplo você quer equipar um shuriken de fogo. Então você compra essa halidade no menu. Vai ao santuário e prepara o jutsu. Equipa em um espaço para item e durante o game é só apertar o direcional em que você equipou. O direcional funciona como um atalho para usar itens, magias e técnicas ninja. Os direcionais analógicos movimentam o personagem e a câmera. O direcional digital serve para itens.


Esquema

Comprar Habilidade > Santuário > Preparar Jutsu > Equipar Item > Usar





[GAME OVER]


Comentários