Pular para o conteúdo principal

Call of Duty: Advanced Warfare e a Privatização Real da Guerra



Essa postagem é para complementar as informações do meu primeiro vídeo com comentário (o vídeo acima). Esse é apenas o começo da tentativa do GamesVida de mostrar as múltiplas relações entre a vida real e o universo dos games. As relações entre a realidade e a ficção dos games. E o primeiro assunto foi o crescimento impressionante nas últimas décadas das Empresas Militares Privadas. Elas vêm sendo usadas no lugar dos exércitos nacionais. No que está sendo chamado de Privatização da Guerra. Esse tema apareceu no Call of Duty: Advanced Warfare de 2014.


A primeira coisa que eu vou mostrar é o vídeo que introduziu o assunto. Esse vídeo foi lançado meses antes do lançamento do jogo e chegou anunciando "Uma nova Era para Call of Duty" com o título polêmico "Superpotência de Aluguel". É um vídeo de 2014 produzido pela produtora do jogo em parceria com o canal do youtube VICE. Nele apareceu o especialista em guerras recentes Peter Warren Singer que eu mencionei no meu vídeo.





Também aparece o fundador da BlackWater aos 49 segundos de vídeo, Erik Prince. O vídeo mostra alguns dados do crescimento das Empresas Militares Privadas ou Corporações Militares Privadas. E uma entrevista com um desses soldados que deixou o exército e foi para uma corporação privada. Algumas frases polêmicas lançadas no vídeo são: "Qualquer um que se destaca  no exército não está mais no exército" (é contratado por uma corporação). "Eles dizem que elas (corporações) estão bem reguladas mas isso é falso" (elas não estão reguladas). E a proposta do jogo: "o que acontece quando as pessoas que você paga para protegê-lo recebem uma oferta melhor?" (são contratadas contra você). E "no próximo Call of Duty o exército mais poderoso do mundo não é uma nação, mas uma corporação."

Peter Warren Singer escreveu o livro Corporate Warriors em 2003. Esse livro é uma referência nesse assunto. Você pode conferí-lo clicando no nome do livro, vai direcionar para uma página dos livros desse autor.

Eu usei alguns dados da reportagem de Marcelo Musa Cavallari para a revista Época. Sobre os números do crescimento dessas corporações. A matéria Empresas com faturamento bilionário lucram lutando em lugar dos Exércitos é de 2009 e você pode conferí-la clicando nesse link.


Para fazer o vídeo eu pesquisei na internet alguns textos acadêmicos sobre o assunto. Um dos textos que eu encontrei foi A Guerra Terceirizada: As Empresas Privadas de Segurança e a "Guerra ao Terror" que foi muito útil. Esse texto foi minha principal fonte de informações para fazer o vídeo. Quem escreveu foi Ariana Bazzano de Oliveira, o texto é de março de 2010 e foi escrito para a Carta Internacional. Na época Ariana de Oliveira era doutoranda como informa o texto. Algumas das informações que eu consegui passar no vídeo foi graças a esse trabalho.

Aqui no blogue eu já publiquei outras postagens sobre Call of Duty: Advanced Warfare. Falei sobre as guerras do futuro, sobre as PMC e a "Guerra ao Terror", e sobre a hype antes do jogo. Mas todas essas postagens foram antes do lançamento do jogo em novembro de 2014. E como cod costuma ser muito caro eu aguardei uma promoção para poder comprá-lo. (rs)

Um dos propósitos do GamesVida é usar os video games na educação. E assim conseguir mostrar a importância da cultura gamer. Trazer conhecimento acadêmico das universidades e mostrar suas relações com o universo dos games. Como eu fiz nesse meu primeiro vídeo sobre Call of Duty: Advanced Warfare e a privatização da guerra na vida real. O universo dos video games não existe em isolado. Esse universo tem diversas relações com a vida real e com acontecimentos históricos, da ciência e da cultura.

Vou pesquisar mais sobre as Empresas Militares Privadas. Esse importante assunto que aparece tanto nos games e que tem tanto a ver com as guerras atuais. Fique ligado no canal Gustavert e nesse blogue GamesVida.



[GAME OVER]


Comentários