Pular para o conteúdo principal

Dicas para Dark Souls III


Dark Souls III é considerado um jogo difícil. Mas nessa postagem você vai encontrar algumas dicas que podem aliviar bastante essa dificuldade. Vale muito a pena enfrentar Dark Souls! Uma aventura fascinante em um mundo de fantasia medieval bem darkness. Um RPG de ação que tem uma pegada única e já encantou milhões de fãs em todo o mundo.


TENHA UM BUILD


Nesse blogue há várias postagens sobre build. Nos textos “A Matemática de Dark Souls” escrevi bastante sobre os builds do Dark Souls I e II. Estou preparando textos para o III. Mas muito do que foi escrito para os anteriores também vale para esse. Se você é novo por aqui, build é a construção do seu personagem, a escolha de quais atributos você vai elevar ao subir de nível e quais equipamentos você irá usar. Ter um build significa que você estará mais preparado para combater escolhendo certos atributos. Para formar um personagem poderoso você deve escolher ser bom em algo. Não adianta upar tudo porque assim você não será bom em nada. Há várias escolhas interessantes. Procure estar ciente do que cada atributo aumenta. Os quatro atributos relacionados ao dano são Força / Destreza / Inteligência / Fé. Eles tanto são requisitos para o uso de armas avançadas quanto aumentam o dano dessas armas. Força e Destreza aumentam o dano físico. Inteligência aumenta os danos mágico, de fogo e de escuridão. Fé aumenta os danos de raio, de fogo e de escuridão. Cada um desses atributos aumenta o dano segundo uma letra, que aparece na tela da arma, e que pode ser: S/A/B/C/D/E nessa ordem aumenta mais (S) para aumenta menos (E). Mas também pode não aumentar nada: - não aparece letra. Não escolha subir um atributo que não traz vantagem ao seu personagem. Algumas escolhas interessantes são: um cavaleiro com muita Força e Vitalidade. Um guerreiro com muita Destreza e Fortitude. Um mago com muita Inteligência e Conhecimento. Um clérigo com uma dose de Força, Destreza e muita Fé. Para cada classe escolha uma dose de Vigor, que aumenta o PV.



APROVEITE O COOP


Chamar ajuda é o jeito mais fácil de enfrentar a dificuldade do jogo. Mas para poder convocar outros jogadores você precisa ser um hospedeiro das brasas. Para tanto você tem que matar um chefe. Mais fácil do que matar no seu mundo é matar no mundo de outro jogador oferecendo ajuda com o seu sinal de convocação. Deixe seu sinal próximo à entrada do chefe para começar logo a batalha decisiva. Se você for bem sucedido e conseguir cumprir o objetivo de matar o boss você se tornará hospedeiro das brasas. E, além disso, ganhará o item braseiro, para poder se tornar hospedeiro novamente em outra ocasião. Como esse item é limitado, oferecer ajuda é o jeito quando você não tem esse item ou não quer gastar. Além disso, jogar no mundo de outro jogador é uma forma de acumular mais almas que serão muito úteis para fortalecer seu personagem num level up. E mais, você poderá descobrir alguma coisa nova que você não conhecia no seu mundo.



Logo no começo do jogo, no Santuário do Elo do Fogo, no caminho da fogueira para o ferreiro, está uma vendedora sentada em uma cadeira no lado direito. Ela vende o sinal de convocação por 500 Almas. É aconselhável comprá-lo o quanto antes. Para usá-lo é só equipar, deixar o sinal e aguardar ser convocado.



EVITE ALGUNS CONFRONTOS


É possível evitar alguns confrontos e, algumas vezes, dá para passar correndo até um lugar seguro. Alguns inimigos são bem mais difíceis do que outros, mas podem ser evitados até você ter nível e estar mais poderoso para enfrentá-los. Dos inimigos mais complicados alguns só ficam em seu território, eles não vão te perseguir se você fugir. Ou pela abrangência do cenário é possível passar direto sem chamar a atenção. Porém alguns inimigos mais fortes guardam lugares que você tem que passar, e se você começar um confronto eles vão te perseguir até a morte. Procure usar isso para atraí-los para um local aberto onde você possa rolar a vontade e desviar das investidas, onde você possa enfrentá-los isoladamente, sem a intervenção de outros inimigos. Se o inimigo em questão estiver acompanhado tente jogar alguma coisa nele para afastá-lo do grupo e atraí-lo para combater só entre você e ele (tente um tiro de besta ou um item que pode ser arremessado). Afinal, enfrentar mais de um inimigo é sempre mais difícil. Divida seus inimigos para conquistá-los!



Para mirar em primeira pessoa com o arco segure o botão L1 no PS4 / LB no Xbox One. Um bom uso do arco pode aliviar bastante a dificuldade do jogo. Em muitos momentos é possível acertar um oponente perigoso de longe sem correr nenhum risco. Procure por locais altos e seguros para disparar flechas em inimigos sem que eles possam chegar até você.



PROCURE PEGAR TODOS OS ITENS


Um equipamento melhor pode fazer toda a diferença seja um anel, uma arma ou outro item. O detalhe em Dark Souls é que ao morrer você perde suas almas, mas não os itens que você coletou. E alguns itens estão muito bem guardados rodeados de inimigos difíceis ou em lugares de difícil acesso. Às vezes é aconselhável ir correndo e rolando para pegar o item guardado por fortes inimigos nem que isso resulte em morte. Nem que seja para morrer é importante pegar tudo! Mas cuidado com os itens em emboscadas, pois os inimigos só estão esperando você chegar lá para atacá-lo. Cada área do jogo guarda itens preciosos, procure explorar bastante para achar o máximo, algumas mensagens no chão mostram onde você tem que cair quando o item está abaixo do local onde você está. E algumas mensagens indicam paredes falsas que se você atacar vão desaparecer revelando novos locais. Mas cuidado com algumas mensagens, pois são de pessoas querendo enganar você!



FIQUE ATENTO À SUA ENERGIA!


É importante entender como funciona a sua energia (stamina em inglês). Ela funciona como um limitador das suas ações. Você não pode dar quantos golpes quiser, mas quantos a sua energia permitir. Ao esgotar a sua energia com uma sequência de golpes você estará vulnerável por alguns instantes. Não poderá rolar nem se defender. Tome cuidado nesse momento! Se o inimigo tiver vida longa ou for um chefão provavelmente será a vez dele de atacar. Sem energia o escudo não funciona, pois ataques quando você se defende consomem energia. Esgotada a energia se você for atacado ou a defesa do escudo quebrar seu personagem ficará por algum momento imobilizado podendo receber um golpe crítico. Para evitar isso você deve se movimentar de modo a ficar em segurança para poder recuperar o fôlego (energia) para uma nova sequência de golpes. Nem sempre ficar se afastando é o ponto seguro. Muitas vezes se movimentar para os lados ou procurar as costas do inimigo é o melhor lugar para ficar esperando sua energia encher. Também é preciso avaliar quantos golpes é possível executar em segurança até ter que se movimentar para um lugar seguro. Muitas vezes o melhor é não gastar toda a energia, mas apenas alguns golpes, guardando alguma energia para rolar ou se defender saindo logo da zona de ataque do inimigo. Preste atenção que ao segurar o escudo em defesa você interrompe sua recuperação de energia. Para recuperar rápido a energia é preciso ficar com a guarda baixa. Da mesma forma ficar em posição com a arma interrompe a recuperação de energia.



ESCUDO




Um bom uso do escudo é fundamental para ter sucesso no jogo. Quando você se defende com o escudo o ataque do inimigo consome energia (barra verde) e você perde vida (PV, barra vermelha) dependendo da absorção de dano do escudo. Quanto maior a estabilidade do escudo, menos energia é consumida. Seu personagem pode defender com o escudo até ter a defesa quebrada no momento em que a sua energia se esgota completamente. Aparece uma animação do seu personagem perdendo a postura. Quanto à absorção de dano, para cada tipo, cada escudo tem uma absorção. Com 100 você defende tudo. Se não for 100 você vai perder um pouco de vida (PV) mesmo ao se defender. No caso da imagem, o escudo absorve 100% do dano físico, portanto ao se defender de um ataque com dano físico você não perde nada (apenas consome energia), mas se o dano for de fogo, por exemplo, com esse escudo, você perde vida mesmo defendendo. Porque a absorção para dano de fogo desse escudo é 45.0%. Você irá, portanto, tomar 65% do dano de fogo. (100% - 45% = 65%).



APRENDA COM SEUS ERROS


Conforme você joga vai acumulando uma experiência que não é XP, mas o seu conhecimento sobre o jogo. Procure aprender com seus erros, mudar de tática quando a coisa não está dando certo. Uma morte pode trazer algum ensinamento se você se perguntar onde foi que você errou. Procure aprender qual a melhor técnica para derrotar cada inimigo. Há inimigos que é melhor deixar atacarem primeiro. Outros é melhor atacá-los logo e não deixar nenhuma chance de reação. Alguns deixam as costas vulnerável após um ataque, aí é só chegar por trás e executar um golpe crítico. Certos inimigos é melhor atacá-los com golpe à distância. Cada inimigo é resistente a certos danos, mas vulnerável a outros, é interessante tentar um dano diferente, ter armas prontas com danos diferentes. Quanto à sua defesa é oportuno trocar de armadura quando o inimigo só apresenta um tipo de dano, por exemplo, um chefão que apenas tem dano mágico. Certas armaduras são resistentes contra dano físico, mas fracas contra outros danos. Escolha a melhor armadura para cada ocasião, especialmente contra chefes.



FERREIRO




O ferreiro é um dos maiores aliados no fortalecimento do seu personagem. Além de reforçar e modificar as armas, é nele que você entrega o Fragmento de Estus para ter mais usos do Frasco de Estus. A cada novo fragmento é interessante entregar logo ao ferreiro para poder recuperar a vida mais uma vez com o Estus. No ferreiro você pode decidir também quantos frascos você vai designar para recuperar PV e quantos para PF com o Frasco de Estus das Cinzas. Você tem certo número de Estus que você divide entre esses os dois Frascos.



PESQUISE NA INTERNET


Dark Souls é cheio de segredos e manhas para passar fácil por momentos que parecem difíceis. Fora que muitos equipamentos valiosos se você não procurar na internet nem vai saber que eles existem. Para cada classe há equipamentos que vão tornar seu personagem muito mais poderoso. E muitas pedras de upgrade caem de inimigos que você não poderia saber se não pesquisasse. Mais do que outros jogos Dark Souls tem um mundo de segredos a ser desvendado e uma comunidade fiel na internet que passa importantes dicas para você aproveitar melhor o jogo. Como eu já disse na primeira dica, o GamesVida já escreveu muito sobre o build dos outros jogos da série em “A Matemática de Dark Souls” onde explico o sistema de evolução do jogo, também escrevi sobre o sistema de danos da arma. Estou preparando textos específicos para Dark Souls III. Em outros sites, para informações de cada detalhe do jogo vale a pena conferir as seguintes wikis, que são ótimas e muito completas (estão em inglês):

darksouls3.wiki.fextralife.com
http://darksouls3.wikidot.com/



[GAME OVER]


Comentários

Postar um comentário