Pular para o conteúdo principal

Dragon's Dogma: Dark Arisen - Vale a pena?



Essa postagem abre uma sequência de textos sobre Dragon's Dogma que será lançado para PC no dia 15 desse mês. Quase quatro anos após ser lançado para Playstation 3 e Xbox 360 (em 2012). A versão do PC vem com a expansão Dark Arisen que foi lançada para os consoles em 2013. As novidades para o PC estão principalmente no desempenho do jogo que, se a sua máquina suportar, poderá rodar em até 4k e mais de 60 fps. Se você ainda não jogou e é amante de RPG de ação e jogos de fantasia medieval esse jogo vale muito a pena! Saiba mais sobre a história e os pontos fortes desse game nessa postagem.


Destinada especialmente para quem ainda não conhece o jogo, essa postagem apresenta um dos melhores jogos da geração PS3 / Xbox 360. Agora para PC!


O JOGO E UM POUCO DA HISTÓRIA


Dragon's Dogma é um RPG de ação desenvolvido e publicado pela Capcom. Seu personagem é o Arisen que surge com o dragão e deve confrontar essa fera, mas para isso você ainda precisa evoluir muito, mesmo porque no início do jogo você é apenas um humilde pescador. Em um sistema de batalhas empolgante, com muita ação e aventura, e num mundo extenso com belas paisagens e uma excelente trilha sonora, você enfrentará diversos inimigos, como bandidos, goblins, lobos, quimeras e dragões. O enredo e o cenário, estilo fantasia medieval, fazem lembrar filmes como o Senhor dos Anéis, um motivo extra para quem é fã do gênero se encantar.

O dogma do dragão


Diz uma lenda local que só aquele que tivesse coragem e conseguisse ferir o dragão seria o novo Arisen. No início do jogo, após uma tentativa corajosa seu personagem tem o coração arrancado do peito e engolido pelo dragão, que estava há décadas adormecido e havia acabado de despertar. Para ter seu coração de volta você deve seguir em uma longa aventura. Após os acontecimentos, o jogo é iniciado em uma casa no vilarejo de Cassardis e a partir daí sua jornada rumo ao duelo contra o dragão começa. Logo na primeira parada, a caminho da capital, você descobre uma vantagem em ser o escolhido. Durante o jogo, você é o único que pode recrutar pawns, que irão lhe auxiliar nas batalhas, e também são a única forma de interação online do jogo. Você pode contratar um pawn que foi criado por outro jogador. (Não há coop entre jogadores em Dragon's Dogma.)


COOP COM NPC


O sistema de pawns é um grande diferencial do jogo. Você viaja em um grupo de quatro aventureiros: o seu personagem, um pawn que você cria e mais dois que você contrata. Eles são controlados por inteligência artificial. Desses três NPCs combatentes o que você cria é o seu companheiro principal e vai estar ao seu lado o jogo todo. Esse pawn também sobe de nível e você escolhe qual vocação ele vai pertencer e quais serão as suas habilidades. Os outros dois você contrata, estes não sobem de nível, sendo necessário trocá-los quando estiverem defasados. Além de ajudar no combate eles fornecem dicas de o que fazer nas missões e podem saber qual o ponto fraco das criaturas, como o idioma do jogo está em inglês é interessante saber um pouco dessa língua para aproveitar o conselho deles. Algumas das técnicas de combate envolvem trabalho em grupo como segurar um oponente para que alguém lhe acerte um golpe, ou um mago encantar a espada de um guerreiro com magia.


Sempre acompanhado


Uma das vantagens de se andar em grupo é que quando você encontra uma fera poderosa, como um ogro grande, ele não vai investir exclusivamente no seu personagem, alternando golpes em você e nos seus companheiros. Assim fica mais fácil visar as costas da criatura e pegá-la em cheio quando ela ataca um dos seus companheiros. Quem joga Dark Souls sabe que a simples presença de outro personagem em coop pode ajudar porque divide a atenção do chefe e ele não fica investindo pesado somente em você. O que cria a oportunidade de pegar o oponente por trás. Mas em Dark Souls você depende de uma conexão bem sucedida com outro jogador. Já em Dragon's Dogma há sempre alguém junto com você. A atenção das criaturas se divide entre você e o seus três pawns o que facilita uma abordagem pelos lados e pelas costas, bem como sair um pouco do sufoco.

Algumas quests


Ao longo da jornada você descobre que está destinado a realizar grandes feitos, afinal chegar na capital com a cabeça de uma hidra não é para qualquer um. Você vai conquistando a confiança e respeito do duque, governante da capital de Gran Soren e das pessoas nos vilarejos. Encontrar artefatos perdidos ou roubados, investigar um culto misterioso, formado por fanáticos, que são a favor da destruição causada pelo reaparecimento do dragão, auxiliar em linhas de defesa longínquas e escoltar pessoas são algumas das missões que fazem parte da sua evolução até a batalha final contra o dragão.


O QUE ESSE JOGO TEM DE ESPECIAL?


Há vários jogos bons de fantasia medieval, mas o que faz de Dragon's Dogma um game especial são duas coisas: o combate hack and slash contra criaturas mitológicas e a exploração de um mundo aberto de fantasia encantador. Você logo entende a força de Dragon's Dogma ao lutar na introdução do jogo contra uma quimera (nos consoles é possível baixar uma demo gratuita). Uma fera lendária híbrida que mistura numa só criatura o leão, a cabra e a serpente. Essa besta aparece em vários jogos mas em Dragon's Dogma é possível inclusive pular em seu corpo e se pendurar para golpeá-la  (o que lembra o mítico Shadow of Colossus). É possível escalar grandes criaturas como ciclopes. Na luta contra a quimera há diferentes momentos, a cauda de serpente atingida gravemente cai ao longo da batalha. Quando a fera é fortemente golpeada por você ou um dos membros do seu grupo ela cai exausta no chão criando uma excelente oportunidade para investir golpes pesados. Mas também há momentos em que a criatura ataca sem piedade e você tem que se proteger. Às vezes um dos membros do seu grupo perde toda enegia e você tem que resgatá-lo.

Veja o vídeo abaixo para entender como funciona o movimento de agarrar. Você vai entender do que eu estou falando:



As vocações em combate


O combate é fluido, há vários movimentos interessantes que você aprende ao longo do jogo. Qualquer uma das nove classes que você escolher terá habilidades divertidas. É legal ser guerreiro para subir e agarrar as criaturas, bem como se defender com o escudo e dar sequencias de golpes ao estilo Devil May Cry em que o movimento é diferente dependendo se você aperta o botão seguidas vezes ou faz uma parada e continua apertando realizando assim sequencias diversas. Além de executar habilidades com grande facilidade simplesmente segurando L ou R e apertando mais um botão. O que aumenta suas opções de golpe e de abordagem contra os inimigos. A mira dos arqueiros ao estilo jogos de tiro em que você segura o botão para mirar e aperta o outro para disparar a flecha faz você gostar do estilo de luta dessas classes que usam o arco. E o mago especialmente o avançado tem ataques de magia que são bonitos de se ver e devastadores de se executar, especialmente se você encontra a fraqueza do inimigo.

Dica! Uma informação muito importante de se saber é que você poderá trocar de classe facilmente durante o jogo, e nem é preciso avançar muito para isso. Assim você poderá testar várias classes e renovar o gameplay uma vez que de uma classe para outra muda muito os movimentos.

O prazer de uma viagem


Quanto à exploração, fazer uma viagem de um ponto a outro do mapa, os perigos que você encontra, a noite com pouca iluminação e mais perigosa que o dia, as belas paisagens e as construções medievais, o encontro com feras lendárias fazem de Dragon's Dogma uma aventura de mundo aberto em que as viagens são um ponto forte. Alguns encontros contra as feras acontecem de forma inesperada tornando o mundo de Dragon's Dogma um jogo em que a aventura é fascinante. Mas também é perigoso, é preciso se preparar bem, escolher bem seus companheiros e se equipar adequadamente pois a morte está a espreita e o último save pode estar um tanto longe. Por isso vale a pena, quando bater aquela sensação de que a coisa vai piorar, salvar o jogo para não perder muito progresso.


O QUE PODERIA SER MELHORADO


A versão testada foi a do PS3.

  • Algumas falhas técnicas bugs.
  • O sistema de pawns poderia oferecer mais possibilidades de configuração para tornar a cooperação mais efetiva. Poderia, por exemplo, habilitar os botões direcionais para usar determinadas habilidades ao invés dos simples comandos go, help, come.
  • Seria sensacional se o jogo tivesse um sistema de coop online para jogar diretamente com um amigo.



FINISH IT!


A forma como as batalhas são travadas em Dragon's Dogma, com seu estilo hack and slash próprio fazem desse jogo um game único. A emoção das batalhas e das viagens são sentidas de uma forma própria. Em um senso de aventura em que fica instigante interagir com esse universo que bebe da fonte de clássicos como O Senhor dos Anéis com batalhas épicas contra criaturas da mitologia. Esse game deixa a sua marca, por causa dessa sensação que o jogo traz, o jogo merece ser considerado um dos melhores RPG de ação da atualidade. Uma experiência que fica bem guardada na memória. Vale muito a pena! Eu com certeza vou jogá-lo de novo no PC quando comprar uma máquina melhor.

Para finalizar veja esse vídeo de 2012:



Autores: Essa postagem e as próximas sobre Dragon's Dogma são uma parceria minha com meu irmão Guilherme.

Fonte das Imagens: Todas as imagens foram capturadas do Playstation 3 e modificadas para melhor visualização. Todos os direitos reservados à Capcom. Dragon's Dogma: Dark Arisen. Capcom CO., LTD. 2012, 2013 ALL RIGHTS RESERVED.

Vídeos: Os vídeos são do canal Dragon's Dogma do Youtube.



[GAME OVER]


Comentários