Pular para o conteúdo principal

Memory Quest: Fallout 4 e o medo de uma guerra nuclear durante a Guerra Fria



QUEST: Essa postagem é sobre a memória da humanidade. Sobre como um momento de tensão e medo forjou diversos produtos da cultura: filmes, livros, séries, games. Entre eles o jogo lançado em novembro do ano passado Fallout 4. Em que você vive em um mundo arrasado pela guerra atômica. Um mundo pós-apocalíptico devastado pela destruição humana em que a guerra nuclear, dessa vez entre Estados Unidos e China, ocorreu.


O MEDO


Durante algumas décadas do século passado (XX) a humanidade viveu um momento de tensão e pavor. O medo de que uma Terceira Guerra Mundial fosse deflagrada. Naquele momento o mundo estava dividido em duas zonas de influência: os Estados Unidos lideravam o bloco capitalista e a União Soviética liderava o comunista. As duas superpotências haviam construído um enorme arsenal de armas de destruição em massa. Fazia parte desse arsenal bombas atômicas capazes de arrasar cidades inteiras. Mais tarde uma bomba ainda mais perigosa foi inventada, a bomba de hidrogênio. Se ocorresse uma guerra entre Estados Unidos e União Soviética o mundo como nós o conhecemos seria destruído.

AtomicEffects-Hiroshima
Efeitos da Bomba Atômica em Hiroshima. No final da Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos lançaram uma bomba atômica sobre Hiroshima e outra sobre Nagasaki. Com apenas uma bomba a cidade foi devastada. O mundo tinha medo de uma guerra onde centenas dessas bombas fossem usadas para destruir centenas de cidades. Atribuição: By US government, Post-Work: User:W.wolny [Public domain], via Wikimedia Commons. Data: 1945. URL da página.



A ERA DA CATÁSTROFE


A guerra não estourou. E o período ficou conhecido como Guerra Fria. Esse conflito teve início após o fim da Segunda Guerra Mundial (1945) e terminou com o fim da União Soviética (1991). Para compreender a tensão nas relações internacionais durante o período é preciso remontar o seu passado. Antes da Guerra Fria a humanidade passou pelo que o historiador Eric Hobsbawm chamou de A Era da Catástrofe. De 1.914 a 1.918 ocorreu a Grande Guerra ou Primeira Guerra Mundial. O nome se deve ao fato de o conflito envolver todas as grandes potências da época. Elas lutavam para decidir quem dominaria política e economicamente o resto do globo. Grande parte do mundo era colônia da Europa, onde a guerra explodiu e onde estavam as grandes potências. O que era decidido na Europa afetava o resto do mundo.

Hiroshima Dome 1945
Foto do que se tornaria depois o Memorial da Paz de Hiroshima entre as ruínas das construções da cidade. Atribuição: By Shigeo Hayashi (Unknown) [Public domain or CC0], via Wikimedia Commons. Data: outubro de 1945. URL da página.



A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


Duas décadas depois de novo a humanidade estava em guerra global, dessa vez ainda mais violenta e destruidora. O alcance geográfico das batalhas também era maior, no céu, no mar, no deserto, na terra. Era a Segunda Guerra Mundial que durou de 1.939 a 1.945. Nunca na história da humanidade morreu tanta gente pelas mãos do homem em tão pouco tempo. E nunca tantas cidades e territórios foram tão arrasados. A humanidade sobreviveu a uma de suas piores horas. Muita gente acreditou que o mundo iria acabar.


WWII
Mapa que mostra as alianças durante a Segunda Guerra Mundial, 1939 - 1945. Os países vão mudando de cor para mostrar seu envolvimento na guerra e os territórios que estão sob ocupação de um lado e de outro. Observe as nações envolvidas e a dimensão do conflito. De um lado o Eixo liderado por Alemanha, Itália e Japão estão representados em preto com suas ocupações e colônias. Do outro lado os Aliados liderados por Inglaterra, França, Estados Unidos e União Soviética em azul e vermelho. Em cinza estão os países neutros. Atribuição: By Roke/Chronus (Wikimedia Commons) [CC BY-SA 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons. Data: 7 de fevereiro de 2013. URL da página.



EQUILÍBRIO PELO TERROR


O passado de destruição recente pesava sobre o mundo. Duas guerras mundiais em tão pouco tempo. E a humanidade temia por uma terceira. Mas havia uma novidade. Durante a Guerra Fria em uma corrida armamentista Estados Unidos e União Soviética empregavam seus melhores recursos e cientistas para desenvolver as armas mais destruidoras possíveis. Mísseis intercontinentais, uma quantidade enorme de ogivas nucleares, bombas de hidrogênio, armas químicas. A loucura era tanta que se calcula que com o arsenal da Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética podiam destruir o planeta cem vezes. Uma arma atômica não mata só por causa da explosão, ela tem um raio de alcance muito superior pela radiação que pode ser levada pelo vento e pela chuva.

Nagasakibomb
Explosão Atômica sobre Nagasaki. Atribuição: By Charles Levy from one of the B-29 Superfortresses used in the attack. [Public domain], via Wikimedia Commons. Data: 9 de agosto de 1945. URL da página.



Se um lado atacasse com suas armas atômicas, o outro lado também atacaria. Como o arsenal era gigantesco dos dois lados a única guerra possível seria a destruição total. O medo do ataque do inimigo intimidava a não atacar. Bombas que arrasavam cidades inteiras asseguravam que se Nova York fosse atacada Moscou também seria. Se um complexo militar fosse atacado do lado russo, outro complexo do lado americano também seria. E isso era assegurado por uma quantidade de bombas que chegava aos milhares. Seria uma reação em cadeia porque seriam vários ataques. Atacar com bombas atômicas, portanto, era se autodestruir.



A IMAGINAÇÃO DE FALLOUT 4


     Imagem de viaduto destruído em Fallout 4. Capturada com recurso Share do Playstation 4.


A memória desse momento de tensão internacional cativou a imaginação de inúmeros artistas que produziram filmes, séries, livros e games. A franquia Fallout é uma dessas obras. Uma guerra nuclear travada entre Estados Unidos e China em 2.077 arrasou a civilização. Seu personagem sobrevive ao ataque em um abrigo nuclear. O Refúgio 111. Congelado por 210 anos em criogenia você desperta em um mundo pós-apocalíptico. Veja o vídeo abaixo:



Vídeo da Bethesda Softworks, produtora de Fallout, mostrando alguns momentos de antes e depois da guerra atômica.


Em Fallout 4 você explora as ruínas de Boston, arrasada pela guerra. A radiação deformou grande parte da vida animal, algumas criaturas se tornaram seres mutantes perigosos. O poder central dos Estados Unidos não existe mais, a civilização foi destruída. O que sobrou foram as ruínas do passado, prédios, ruas, monumentos, construções, casas, não há mais verde nos parques e nos bosques, as árvores estão sem folhas. O colorido da época antes da guerra sumiu, a vida foi transformada. É nesse cenário pós-apocalíptico que o game se desenvolve.



FINISH IT!


O medo de uma Terceira Guerra Mundial em que armas atômicas fossem lançadas sobre grandes cidades não ficou no passado. Esse medo surgiu pela tensão internacional entre Estados Unidos e União Soviética durante o período da Guerra Fria. Mas não ficou restrito ao seu momento histórico. Esse medo sobreviveu em Fallout 4. Nessa postagem tentei remontar a tensão que originou esse medo. E como um mundo destruído pela guerra foi imaginado. É nesse mundo destruído que você vai jogar. O medo da Terceira Guerra Mundial criou as condições para se imaginar o universo de Fallout. Como seria um mundo pós-desastre nuclear? Essa pergunta foi respondida dentro dos propósitos de se criar um jogo. É uma resposta da imaginação.





[GAME OVER]


Comentários

Postar um comentário