Pular para o conteúdo principal

A matemática de Dark Souls: PERSONAGEM + EQUIPAMENTO + JOGADOR + CONHECIMENTO DO JOGO

O sucesso do jogador de Dark Souls, sua luta contra o sofrimento e a sua possibilidade de ir além da morte GO BEYOND DEAD! Depende de quatro coisas: I) PERSONAGEM: Se o seu personagem escolheu bem o level up (o que upar/evoluir). II) Se você está utilizando um EQUIPAMENTO apropriado para o seu personagem. III) JOGADOR: Se você joga bem, com tranquilidade, se sabe aproveitar o ponto forte do seu personagem - não adianta só seu personagem ser bom você tem que saber usá-lo e saber ser apelão nos momentos certos. IV) Você pode enfrentar os desafios de um jeito difícil ou de um jeito fácil dependendo do seu CONHECIMENTO DO JOGO.

     A EQUAÇÃO CONTRA O SOFRIMENTO: PERSONAGEM + EQUIPAMENTO + JOGADOR + CONHECIMENTO DO JOGO

(PS: Não fique nervoso com os outros por causa do jogo. E nem quebre seu controle. Sobre sofrer em
Dark Souls leia: O prazer de sofrer em Dark Souls)

          Todos os jogos da série Souls da From Software formaram comunidades de gamers que compartilharam suas experiências com dicas e impressões sobre o jogo. Bem como wikis, vídeos de como matar um boss, e comunidades para organizar partidas de PvP e Coop. Por que? Porque o jogo é foda! E jogar videogames é muito mais do que apertar botãozinhos. Existe toda uma vida nos games. Mas todos os jogos formam comunidades. Qual é a diferença da série Souls? É simples: não há easy mode e o jogo pode ser absurdamente difícil e irritante ou uma experiência sensacional que você descobre meios de lidar com a dificuldade. A diferença entre passar de boa e sofrer está na equação que coloquei acima. O jogo é um universo e eu não vou conseguir escrever sobre tudo mas vou dar as bases para você pensar. Aliás muita gente na rede faz um trabalho excelente de dicas sobre o jogo, como a comunidade do Dark Souls Brasil no facebook. Eu quero mais é pensar sobre o jogo.



OS TERMOS DA EQUAÇÃO:

I) PERSONAGEM:

          Aqui estou querendo falar sobre level up, o que evoluir. Esse blog têm dois posts sobre build (construção do personagem). Um para o primeiro Dark Souls o outro para o Dark Souls 2. Eu me interessei a escrever sobre level up porque fiquei viciado nisso no primeiro Dark Souls. Peguei várias folhas e fiz contas para saber até onde eu tinha que evoluir para usar a armadura que eu queria com um super escudo e uma arma pesada. E fazer isso andando normalmente. Minha ideia era unir velocidade e força. Coloquei o nome do meu personagem de Aioria em homenagem ao cavaleiro de leão. Rápido e Forte! Foi uma carnificina contra os chefes. Então eu resolvi escrever porque percebi que muita gente evoluía qualquer coisa e não reparava como fazer seu próprio build poderia ser legal.


II) EQUIPAMENTO:

Arma: Uma boa arma coroa o seu level up. Faz seu personagem ficar muito mais poderoso. Você tem que reparar no dano de um só golpe, na sequência e no tempo. O DPS (Dano por segundo) não é algo simples. Pra falar a verdade há armas que no papel são foda, mas na prática podem ser menos do que parecem. Ou podem ser muito boas se você souber usar. Adapte sua arma a você e procure a melhor escolha para o seu level up. Mas muitas vezes é para usar certa arma que você escolhe o level up! Oha só como pensar na arma não é brincadeira. Cada arma têm: dano do primeiro golpe/sequência/tempo de cada golpe/alcance. Fora é claro os status de cada arma.

Escudo: Cada escudo tem uma defesa contra cada tipo de dano, uma estabilidade, e um peso (que pode deixar seu personagem lento). Eles também podem dar um contragolpe ou um empurrão e alguns dão coisas especiais e únicas. Empunhar um bom escudo pode deixar as coisas muito mais fáceis em diversas situações. Muitas vezes é importante deixar o inimigo dar o primeiro ataque (hit) desde que você esteja bloqueando com o escudo. Inimigos de pequeno porte como soldados simplesmente batem e ficam desprotegidos. E nos contragolpes se você conseguir dominar o tempo do movimento terá uma habilidade poderosa contra inimigos e PvP. Para defender um golpe poderoso seu escudo deve ter uma alta defesa contra o tipo de dano do golpe e uma boa estabilidade (stability). Também uma boa Stamina para defender mais golpes.
Mas cuidado alguns ataques são tão poderosos que o escudo não defende!

Segurar uma arma com as duas mãos: Ao segurar uma arma com as duas mãos seu personagem age como se tivesse bem mais Strength. Então muitas armas você poderá usar com duas mãos mesmo antes de evoluir para o requerimento delas. Se o requerimento for STR. De qualquer modo usar arma com duas mãos aumenta o dano de STR. Mas deixa você sem a defesa do escudo. Muitos inimigos que antes você matava com dois golpes morrerão num único golpe ao se usar as duas mãos. E quando o chefe dá moleza é um bom momento de usar as duas mãos. Mas as armas que não dependem muito de STR não farão tantadiferença.

Arco e Ataque de longo alcance: Flechas com arco podem fazer você passar por uma parte que antes era um inferno. Se quiser que as flechas tirem um bom dano procure um arco que aumenta o dano com o status que você mais gosta de usar, use flechas mais potentes e evolua o arco. Geralmente o arco fica mais forte com Dexterity alto. Você pode matar um inimigo à longa distância e se ele vier você pode se esconder ou encarar ele sozinho ao invés de enfrentar vários. Os chamados sniper spots são lugares em que você pode matar inimigos de longe com o arco sem se arriscar. Alguns jogadores deixam mensagens no chão com essa dica, lugares bons para atirar sem ser pego. Você sabia que pode mirar suas magias em FPS (primeira pessoa)? Tudo que você precisa é achar o binóculos em Majula. Então com uma mão você usa o binóculos e na outra você usa o item que você gasta a magia (caster). Ouça isso! Atacar de longe e mirar é algo que deixa lugares onde antes você se descabelava muito mais fáceis! Tanto com o arco para as flechas quanto para o binóculos com as magias. Lembre-se que cada arco tem seu alcance que pode melhorar com um
anél.

Besta: Não estou chamando ninguém de besta! Esse é o nome da arma. Com esse equipamento você tem uma arma de médio alcance que pode quebrar o seu galho! Tanto para chamar a atenção de um inimigo que está em um grupo e enfrentá-lo sozinho quanto para matar um inimigo sem ser tocado. Ou apenas tirar algum dano para aliviar e matar mais fácil de perto. A besta que atira várias flechas é uma boa opção para isso. Lembrando: para aumentar o dano da besta você pode evoluir o equipamento, aumentar o status que aumenta o dano da besta, ou usar flechas mais fortes.




[EM BREVE NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE OS EQUIPAMENTOS]


SOBRE OS OUTROS TERMOS DA EQUAÇÃO

III) O JOGADOR em O jogador em Dark Souls: uma relação com os universos de Dragon Ball Z, Os Cavaleiros do Zodíaco e UFC!

IV) CONHECIMENTO DO JOGO em A matemática de Dark Souls - Segunda Parte

Comentários