Pular para o conteúdo principal

A matemática de Dark Souls - Primeira Parte (ATUALIZADO)

POR QUE FALAR SOBRE A MATEMÁTICA DE DARK SOULS?


Dark Souls é um jogo profundamente matemático, como aliás todo RPG é. Dano por segundo, valores das resistências, level up, status scaling/aumentam o dano (STR, DEX, INT, FTH)... são todos elementos bastante matemáticos dentro do jogo. Para aproveitar completamente o jogo é interessante entender pelo menos um pouco dessa matemática. Mas se você é daqueles que não gosta de matemática não precisa ficar preocupado. Pois a matemática de DS é agradável e faz sentido. E ajuda a vencer os desafios do jogo. Mas mais do que ficar mostrando números e cálculos o que você vai ver aqui é o funcionamento do jogo. Matemática no sentido da explicação. Pretendo explicar o primeiro Dark Souls com o objetivo de entender seu funcionamento e se preparar para o novo desafio: Dark Souls 2!




A CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM


1) A IMPORTÂNCIA DO BUILD

Na economia de Dark Souls fazer o level up do personagem será cada vez mais difícil. Não há pontos de experiência (XP). As almas (souls) são usadas tanto para upar (fazer o level up) quanto para comprar equipamento. E se você não gastar as almas que acumulou poderá perdê-las. Acumular a quantidade de almas necessárias para o level up é cada vez mais difícil. O próximo level requer cada vez mais souls. Por isso é importante planejar a evolução do seu personagem (build) logo no começo. Ponto a ponto. É importante valorizar as almas ganhas. Muitos jogadores começam o primeiro jogo apenas para ter um primeiro contato com o jogo e explorá-lo inicialmente. E somente depois começam um new game fazendo um personagem mais bem planejado.



Planejar cada level up dentro de uma proposta para fazer um personagem poderoso significa que você estará muito mais bem preparado para enfrentar os inimigos (PvE) ou outros jogadores (PvP). E nem sempre um bom build para passar de fase é também um bom build para invadir e enfrentar invasores. É necessário fazer escolhas.


2) O LEVEL UP

Seu personagem é construído a cada level up. Quando você escolhe qual dos oito status quer fortalecer. Nesse momento você define qual o quesito em que seu personagem irá prevalecer. Você escolhe entre:


Status relacionados à defesa e o suporte


VITALITY: Aumenta o seu HP. Define o quanto de dano seu personagem é capaz de suportar antes de morrer (A sua energia ou barra de vida). >> É um status fundamental para prolongar a sua vida pois você resistirá a mais golpes. Esse status diz respeito apenas a sua vida, não deixe de ter em mente também os status relacionados ao dano (STR/DEX/INT/FTH). Porque muitas vezes a melhor defesa é o ataque na hora certa. DS é um jogo em que você morre levando poucos golpes. Por isso um simples inimigo é perigoso. Maior HP ajuda mas é eliminando o inimigo que você elimina o risco da morte. A questão portanto é balancear uma quantidade de HP para se manter vivo com um alto poder de ataque. Não se esqueça de que equipamentos te ajudam também a suportar mais golpes. >> Você começa a aumentar menos HP à partir da Vitalidade level 41 e menos ainda depois do level 50.


ATTUNEMENT: Aumenta a quantidade de magias que você pode carregar. As magias são pyromancies,  sorceries e miracles. Cada magia ocupa uma quantidade de slots (geralmente apenas um slot).  Aumentar o Attunement aumenta esses slots e portanto você poderá carregar mais magias. Ou seja mais espaço para magia. >> Magias ajudam muito. Mas se você deixar slots vazios estará desperdiçando o que poderia ter evoluído em outro status. O ideal é saber quantos slots você vai usar e não evoluir Attunement mais do que isso. Se você for muito focado nas magias compensa ter vários slots para usá-los mas se você for bastante focado no corpo à corpo compensa apenas ter alguns poucos slots necessários e investir mais no poder do seu dano com a arma. >> Você aumenta seus slots nos seguintes levels de Attunement: 10, 12, 14, 16, 19, 23, 28, 34, 41, 50 (máximo de 10 slots no level 50 Attunement).


ENDURANCE: Aumenta três atributos: stamina / peso do equipamento que você suporta (equip burden) / resistência contra sangramento (bleed resistance). A stamina determina a quantidade de golpes com a arma que você é capaz de executar e se você pode esquivar/rolar. A quantidade de dano que você pode bloquear com o escudo também é determinado pela stamina. Um golpe bloqueado com o escudo retira stamina e não HP. Cada escudo tem uma determinada estabilidade (retira mais ou menos stamina por bloqueio). >> Assim a stamina é um status fundamental para o ataque e a defesa. Mais stamina igual a mais golpes, mais bloqueio e esquiva. Grande parte das mortes em DS são porque o jogador não percebeu que estava com a stamina zerada. [Não se esqueça que sem stamina você não golpeia, não bloqueia e não esquiva]. Equip burden vai determinar a sua velocidade de movimento e rolamento (esquiva). Há quatro velocidades: se você usar menos de 25% da capacidade do equip burden [leve] você se movimentará rápido e seu rolamento será mais ágil. De 25% até menos de 50% [normal] se movimentará normalmente e rolará normalmente. De 50% até menos de 100% [pesado] se movimentará lento e seu rolamento será lento. 100% ou acima disso [sobrecarregado] você se movimentará muito lento e não rolará. O que conta para somar e dar o peso do equip burden é toda a sua armadura mais as duas armas da mão esquerda e direita. Não contam os anéis, os itens que você carrega e as flechas. Aumentar o endurance aumentará o peso que você é capaz de suportar. >> Armaduras pesadas têm uma defesa melhor mas deixam você lento. Às vezes é necessário escolher entre velocidade e defesa. Armaduras pesadas também possuem geralmente maior poise, isto é equilíbrio: a capacidade de levar um golpe e continuar de pé e também  de levar um golpe durante um ataque e continuar atacando sem ser interrompido. Muitos jogadores evoluem o endurance com o objetivo de aguentar mais peso e se manter rápido e com uma defesa boa.


RESISTANCE: Aumenta sua defesa em três quesitos: defesa contra ataques físicos / defesa contra fogo / resistência a veneno (poison). Muitos jogadores de Dark Souls concordam que não vale a pena evoluir esse status. Se você estiver preocupado com a defesa é mais aconselhável evoluir Vitality e usar melhores armaduras. Não se esqueça de que evoluir o Endurance permite usar uma armadura melhor e manter a rapidez. Assim você melhora a defesa e ainda evolui a Stamina que aumenta junto com Endurance. Upar as armaduras também ajuda, só não se esqueça de que certas pedras são raras (as slab) e é melhor saber bem em qual equipamento você vai usá-la, geralmente é melhor usar em uma arma.


Status relacionados ao ataque, às magias e ao armamento


Esses são os status relacionados ao dano. Eles se relacionam com as armas de duas formas: Aumentando o Dano - aumentam (scaling) dependendo da afinidade que pode ser (menor) E, D, C, B, A, S (maior). Cada arma escala com um ou mais de um desses status. Mas há também as que não escalam com nenhum (-) nesse caso o dano será apenas o básico (base damage). É com esse dano que o status escala, que ele aumenta. Portanto quanto maior o base damage e maior a afinidade maior será o dano que você vai aumentar ao evoluir o status. Eles aparecem nessa ordem (STR/DEX/INT/FTH) onde está escrito ParamBonus. Os símbolos são: braço (STR), mão (DEX), vela (INT), estrela (FTH). Exemplo: uma arma que tenha (-/-/S-) escala muito com Intelligence e não escala nada com os outros status. Necessário para usar arma - as armas não podem ser empunhadas apropriadamente se você não tiver os status necessários. Eles também aparecem na ordem (STR/DEX/INT/FTH) ou (braço/mão/vela/estrela). Onde está escrito ReqParam. Exemplo: (24/18/20/20) só poderá ser usada quando você tiver 24 de STR, 18 de DEX, 20 de INT e 20 de FTH. Porém o requisito STR sempre pode ser diminuído se você segurar a arma com as duas mãos. Isso só funciona para esse status.


STRENGTH: Uma grande variedade de armas se relaciona com esse status. Muitas delas se relacionam também com Dexterity. As armas que escalam mais com Strength e requerem mais desse status são em geral grandes e pesadas. São armas para dar uma batida desconcertante e aniquilar com poucos golpes. Também espadas grandes, meio lentas mas fortes, com um bom alcance. As armas do cavaleiro negro são todas muito boas. Há um arco pesado que escala com STR tanto quanto com DEX e no DLC há um arco desse tipo que escala mais com STR. A katana grande Washing Pole também faz parte do arsenal ela serve pra DEX builds também. Fazer o build do boxeador usando a Dragon Bone Fist é bem interessante. Altos níveis de STR também permitem o uso dos escudos grandes que têm bastante estabilidade. Além disso algumas das armas dos builds de alta STR tem efeitos mágicos. O Dragon King Greataxe bate no chão e gera um poder com grande área de efeito. A Dragon GreatSword gera uma onda de choque que se arrasta pelo chão. O Golem Axe cria um projétil de vento que nocauteia o inimigo. Nunca se esqueça de que você pode diminuir o STR necessário para usar uma arma se você segurá-la com as duas mãos. Para uso de sorceries o Manus Catalyst (DLC) é o que mais escala com STR.


DEXTERITY: As armas que escalam com esse status geralmente são mais rápidas do que as do Strength. Se o STR diz respeito ao cavaleiro. O DEX é mais um ninja, ou  um samurai com a katana, ou um bandido com as facas, um arqueiro. As armas não são para matar com poucas pancadas mas em sequência. para tornar esse status mais importante ainda ele aumenta a velocidade que você executa algumas magias, mas tem que aumentar bastante para sentir mesmo a diferença. O chicote, as espadas curvas e armas que causam sangramento (o sangramento - bleed - é um dano que se acumula com a sequência de golpes > a cada golpe em sequência o dano vai aumentando). A Chaos Blade e a LifeHunt Scythe são armas que podem ser devastadoras pelo dano de sangramento.


FAITH: Atributo que diz respeito aos milagres (Miracles). Os milagres são usados com o talismã. Os milagres podem curar, proteger, aumentar o poder de dano da arma, ou mesmo atacar como os raios (lightning) e o Emit Force que você solta/joga, o Wrath of the Gods e o Gravelord Dance que são área de efeito (AoE Area of Effect poderes que aparecem em uma área e causam dano em torno do personagem). O Vow of Silence é um milagre interessante que impede os magos de usarem sua magia perto de você, mas pode impedir seus aliados do coop de usarem também. O Grant é uma arma poderosas para builds de alto FTH e STR que solta algo parecido com o Wrath of the Gods quando você segura com as duas mãos e aperta o botão para ataque. Lembrando que se você tem FTH suficiente para usá-lo mas não tem STR então tente segurar com as duas mãos e ver se dá certo. O poder do raio do  Dragonslayer Spear aumenta com a sua fé (escala/scaling). >> O upgrade da arma divine e occult  do ferreiro Andre of Astoria adaptam as armas para tirar mais dano dependendo do Faith e menos do Dex e STR. Mas é preciso ter as pedras e dar um item (ember) ao ferreiro(Divine Ember e Dark Ember). Armas com divine damage matam os esqueletos da Catacombs e eles não se levantam mais. Sem uma arma com esse dano o jeito é matar o necromancer (carinha que solta pyromancy e ressuscita os esqueletos).


INTELLIGENCE: Se refere às habilidades do mago. O dano aqui é mágico (magic) são as Sorceries (feitiçarias). Há magias para soltar/jogar Arrow e Spear, bolas de energia que ficam em torno do corpo e acertam o inimigo que chega perto (Soulmass). Efeitos que aumentam o poder mágico da arma e que aumentam a estabilidade do seu escudo. White Dragon Breath é a última magia ela atinge vários inimigos mas é lenta para ser executada. Certos sorceries ajudam bem no (PvP) se você souber usá-los como esconder a arma ou esconder o corpo. O Hush faz com que os inimigos não ouçam seu movimento e assim você pega fácil eles por trás. E o DLC (conteúdo extra pago) Artorias of Abyss acrescentou magias negras muito interessantes. A Moonlight Greatsword é uma espada grande que aumenta o dano com INT, ela tem ataques especiais. Você consegue ela cortando a calda de trás do Seath the Scaleless. >> Os upgrades da arma magic e enchanted do ferreiro Rickert of Vinheim adaptam a arma para tirar mais dependendo da Intelligence e menos do Dex e STR. É necessário ter as pedras e dar o item ember ao ferreiro. (Large Magic Ember e Enchanted Ember)


OBSERVAÇÃO: Os pyromancy aumentam o dano evoluindo a luva de fogo (Pyromancy Flame). Apesar de não aumentar com nenhum status (nem INT nem FTH) é importante lembrar que você soltará as bolas de fogo de forma mais rápida se você aumentar Dexterity. No Dark Souls 2 isso mudou, mas no 1 é assim.


Humanity Status



As humanidades são indicadas naquele número do lado da barra de vida e stamina. Com elas você pode reviver e aumentar o poder do bonfire. Você simplesmente terá mais Estus Flask a cada kindle. Máximo de 20. Mas se você deixar os números da humanidade aumentar e não perdê-las ou gastá-las você vai ter umas melhoras também. As defesas aumentam, ou seja, os ataques tiram menos do seu personagem, fica mais fácil achar itens raros porque os inimigos deixam mais itens quando morrem (10 humanidades é máximo de item discovery). E algumas armas aumentam conforme o número de humanidades que você têm. Como por exemplo a Chaos Blade. O upgrade de arma chaos do ferreiro Vamos aumenta o dano com as humanidades. Precisa dar o Chaos Flame Ember pra ele antes.

(PS: Coloquei o nome das armas que eu citei certinho para se você quiser procurar vídeo de como encontra elas no Youtube. Apenas digite o nome da arma e Dark Souls se necessário. Acredito que para todas as armas têm um vídeo de alguém que colocou para ajudar.)


[GAME OVER]


Comentários

  1. Ótimo texto e me ajudará bastante na minha aventura em Dark Souls. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dark Souls é uma aventura fascinante. Boa sorte! E obrigado por comentar :)

      Excluir
  2. Ótimo post eu jogo a 1 mês, e isso me ajudou bastante, eu estava tendo problemas com o Gwyn mais graças a vcs eu consegui matar ele, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Você poderia me passar a melhor build para o mago? além de inteligencia quais status preciso upar nele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa tive que pesquisar pra responder fazia tempo que eu não jogava. Desculpe a demora. Inteligência é o foco. Além disso o Attunement a medida que você equipa mais magias nos espaços. E uma dose de Dexterity que faz a magia conjurar mais rápido. Procure valorizar cada ponto e veja na descrição dessa postagem cada um dos atributos para fazer um personagem que vai enfrentar os desafios tendo menos dificuldade.

      Excluir
  4. Venho de 2017 para parabenizá-lo. Hahah
    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Dragonlady de 2024, me ajudou muito...

    ResponderExcluir

Postar um comentário