Pular para o conteúdo principal

GOD OF WAR

A DESTRUIÇÃO DO OLIMPO

          O que mais me impressiona no enredo de God of War é que o objetivo de Kratos sempre é fazer o impossível. No primeiro jogo da série um mortal recebe a missão de matar um deus. Mais adiante na saga o objetivo é ainda mais audacioso, matar o senhor do olimpo, o deus dos deuses. Para tal Kratos planeja tomar de Zeus a arma mais poderosa do universo: a Espada do Olimpo. A arma que selou a vitória dos deuses na grande guerra contra os titãs. Em sua epopeia Kratos vence a morte, libera os titãs de seus tormentos numa cruzada para juntar aliados em uma revolta e uma revanche dos titãs contra o Olimpo. A briga de Kratos é contra os fatos, contra o destino que os deuses escreveram para ele. Em uma luta emocionante o novo deus da guerra executa brutalmente as irmãs que controlam os fatos, aquilo que deve acontecer. Os deuses mandam e as Sisters of Fate fazem acontecer. Mas isso ainda não é o suficiente para derrotar Zeus, para tal Kratos deve conhecer a fonte do poder do Olimpo e de seu senhor. Quando finalmente Kratos consegue executar Zeus a terra sofre o Caos. Os oceanos engolem a terra, os mortos vagam sem rumo porque o hades já não há, o sol já não ilumina mais a terra, o que sobrou de agricultura apodreceu, o resto vive envolto em furacões e tempestades de trovão. E tudo isso por quê? Por vingança.


ALGUM VESTÍGIO DE SENTIMENTO HUMANO?

          Kratos era um peão movido pelo desejo dos deuses. Antes de ser carrasco, ele era capacho do Olimpo. Um soldado escalado para as missões mais difíceis, quando os deuses não queriam sujar as mãos ou se comprometer. Mas os deuses abusaram do seu capacho. Destruíram tudo que Kratos amava, a sua família e mesmo os seus companheiros de combate espartanos. E matar a própria mãe, a esposa e a filha por um truque e capricho dos deuses é demais para um homem suportar. Assim o último elo de humanidade ainda remanescente em Kratos foi quebrado. Kratos se tornou uma máquina de matar, um monstro capaz de vencer qualquer desafio. Ele não tinha mais nada a perder, só a vingança o alimentava. Assim Kratos executou Ares, Thanatos, Poseidon, Hades, Helios, Hefestos, Hermes, Hera, Cronos, Gaia, Zeus. Em vão demonstrou um último vestígio de humanidade ao tentar salvar Pandora. Após ter sido usado pelos deuses, pelos titãs, para depois ser descartado, o novo deus da guerra executou brutalmente seu último desafeto, Zeus. Depois, atormentado por pesadelos intermináveis de tudo o que ele havia feito, só lhe restava uma coisa. Ele não poderia se perdoar, ele não poderia esquecer. Somente o suicídio lhe traria paz. Mas, ao que parece, pela segunda vez, nem mesmo se refugiar na própria morte lhe era permitido. O que aconteceu com seu corpo?


“O QUE EU ME TORNEI?”

          Kratos fez o impossível, se vingou. Derrotou aqueles que determinavam como a vida devia seguir. De capacho se tornou carrasco dos deuses. Em sua epopeia subverteu a mitologia grega. Entre seus inúmeros feitos, libertou Prometeu de seu castigo, ter o fígado dilacerado por uma águia e regenerado todos os dias, morrendo e revivendo para sofrer eternamente a mesma dor. Usou a cabeça de Helios como lampião em uma caverna escura. Afundou Atlantis, a cidade mais próspera da Grécia, erguida pelo homem para a glória de Poseidon. Utilizou o corpo de Hera, esposa de Zeus, como mero peso para ativar um mecanismo e solucionar um puzzle. Deitou-se com belas mulheres, entre elas a deusa do amor Afrodite. Foi derrotado várias vezes, mas sempre soube se reerguer, passando por ciclos de ascensão, queda e recuperação. Kratos não era um mortal qualquer, era filho de Zeus. O oráculo havia previsto que o Olimpo seria destruído um dia, mas não pelos titãs, que ansiavam por vingança, mas pelas mãos de um mortal. Um guerreiro com uma marca. Assim Kratos venceu o destino ou o seu destino é que era subverter os fatos? Em alguns momentos, Kratos demonstrando um vestígio de humanidade se pergunta: “O que eu fiz? O que eu me tornei?”.



O PRÓXIMO DESAFIO

          O que esperar da continuação dessa história? Kratos enfrentará o Caos e os outros deuses primordiais? Será negado a ele pela segunda vez o direito de tirar a própria vida, de se suicidar para fugir de seus tormentos? Isso não será revelado no próximo God of War: Ascension que trará mais sobre o passado do nosso protagonista e principalmente o inédito multiplayer. Talvez essas dúvidas só sejam respondidas na próxima geração do Playstation. Até lá saberemos pelo menos, algo mais do passado de Kratos.


PERGUNTA: Já imaginou se todo mundo que perdeu tudo que ama tivesse a oportunidade de se acertar com o destino? O mundo seria destruído várias vezes. Muitos filmes tem essa temática, mas nunca vi tudo isso numa escala mitológica dessas como traz God of War. Pra segurança do mundo é melhor que isso não aconteça, mas que tal experimentar no video game?


[GAME OVER]

Comentários