Pular para o conteúdo principal

Aprender História com Video Games - Curso sobre a Pré-História

Curso sobre a Pré-História através dos games Horizon Zero Dawn e Far Cry Primal


A História que você aprende na escola não serve apenas para passar numa prova. Ela está em todo lugar. Inclusive nos nossos amados video games.



A história da humanidade é fonte de inspiração para a criação de diversos mundos. Como o mundo de Horizon Zero Dawn em que o futuro é uma volta do passado. Os elementos históricos desse jogo da Guerrilla são tão ricos que é possível criar um curso de História analisando esse jogo. É o que o GamesVida está fazendo. Esse blogue pretende mostrar o potencial dos video games para a educação. O GamesVida acredita que a educação é fundamental para tudo na vida. Inclusive para saber mais sobre video games.








CURSO SOBRE A PRÉ-HISTÓRIA


Nessa postagem estão os três primeiros vídeos do curso sobre video games e a Pré-História. O vídeo acima é o primeiro deles. São vídeos do Youtube, para acessá-los basta clicar no botão Play em vermelho, no centro do vídeo. Cada vídeo explica o jogo e ensina sobre a Pré-História. É uma forma divertida de aprender. O nome do canal no Youtube é o mesmo nome do blogue: GamesVida. Os vídeos são gravados no Playstation 4 com o recurso Share e aparecem primeiro no canal para depois serem publicados no blogue. Por isso se inscreva no canal e receba os vídeos antes de serem colocados no blogue [LINK DO CANAL]. Tanto no canal como no blogue um breve texto descreve o conteúdo do vídeo abaixo do mesmo. Assim você sabe do que se trata antes de assistir. Esse breve texto também funciona como resumo do assunto tratado no vídeo.







METODOLOGIA


Outro game que será explorado no curso do GamesVida sobre a Pré-História é Far Cry Primal. Nesse game o jogador explora um mundo riquíssimo ambientado na Idade da Pedra. O jogo se passa na Europa de 10.000 a.C. E muitas das coisas mais famosas da Pré-História estão bem representadas no jogo. Como as pinturas rupestres. O curso vai explicar os elementos do game e ensinar História. Os dois games aqui apresentados mostram que o passado não está morto, enterrado no esquecimento, mas muito diferente disso. O passado está vivo! Em rico diálogo com o presente. Essa é a forma do GamesVida trabalhar. Mostrando como são ricas as relações entre a História e o mundo dos Video Games.






PROGRAMA E DURAÇÃO


Além dos três vídeos dessa postagem, no mínimo mais cinco vídeos estão previstos. Os temas que serão tratados representam alguns dos mais importantes tópicos sobre a Pré-História. Segue os cinco temas previstos: 1) As outras espécies humanas. 2) Como se estuda a Pré-História. 3) Como era a vida na Pré-História. 4) A arte na Pré-História. 5) A Revolução Agrícola. A previsão é de um novo vídeo sobre a Pré-História a cada mês. Porque o GamesVida também vai tratar de outros assuntos. Portanto o curso vai durar alguns meses. O curso é inteiramente GRATUITO. Tudo que você precisa fazer é acessar esse blogue ou o canal do Youtube GamesVida. Todos os vídeos são postados aqui e no canal!







SE INSCREVA NO CANAL GAMESVIDA!


O GamesVida é um canal que desde 2013 tenta analisar os video games mostrando como seus elementos podem ser usados na Educação. O GamesVida também analisa a estratégia não apenas para que o jogador possa jogar melhor, mas também para que ele possa pensar, e decidir qual a melhor estratégia dentre as várias possíveis. O GamesVida já chegou a marca de 6.000 visitantes em um mês. Agora tudo que eu espero é superar esse número e continuar ajudando todos os gamers a conhecer melhor seus jogos do ponto de vista artístico, estratégico e cultural. Porque o mundo dos video games é tão complexo que sempre há muito mais a analisar.



Para se inscrever: [LINK DO CANAL]



[GAME OVER]

Comentários