Pular para o conteúdo principal

Algumas dicas para The Witcher 3: Wild Hunt

Dicas para The Witcher 3: Wild Hunt

MISSÃO: Algumas informações fundamentais sobre o jogo. Dicas básicas e dicas avançados para se aventurar no mundo incrível de The Witcher 3: Wild Hunt. Diferença entre pilhar e roubar. Saiba como restaurar poções e bombas. Os segredos da exploração deste mundo aberto. Instruções para a preparação contra as criaturas e como saber o ponto fraco dos monstros. Explicação de algumas mecânicas. Sobre o peso dos itens e sobre os comerciantes. E mais.


10 Dicas para The Witcher  3

Nesta postagem estão algumas informações para desbravar este mundo de fantasia fascinante. As dez dicas cobrem diversos aspectos do jogo e podem fazer a diferença para ser bem sucedido e ter uma boa diversão em The Witcher 3: Wild Hunt. São dicas sobre pilhar, meditar, explorar, bestiário, barra de vigor, pontos de adrenalina, toxidade, administração da bagagem, combate na água e informações sobre os inimigos.

DICA 1: SOBRE PILHAR (E ROUBAR)

Pilhar é fundamental. Ter um bom estoque para recuperar a saúde, suprimentos alquímicos para o preparo de valiosas poções e óleos, itens para criar novos equipamentos, livros com informações importantes, receitas para alquimia e criação, armas e armaduras para estar mais preparado para o combate. Quanto a roubar só não pode na frente dos guardas, de resto, em casas de camponeses, em vilas e castelos, se não tiver nenhum guarda, pode ficar à vontade e pegar tudo o que for necessário. Isso é fundamental para um bom estoque de itens. Você pode achar coisas valiosas. Não há problema nenhum em pegar itens em cabanas na frente de camponeses, em pilhar nas casas luxuosas na frente de nobres. A única exceção é a presença de guardas mesmo. Se você roubar na frente dos guardas eles vão desembainhar as espadas e lutar contra você. Então vão cobrar uma taxa quando te derrotarem. Você não morre mas cai no chão e depois de um tempo se levanta com menos dinheiro no bolso. Para saber se você será punido preste atenção na movimentação dos guardas, se eles olharem e gesticularem, e principalmente se aparecer a mensagem: "Você está prestes a roubar algo em plena vista dos guardas. Isso pode acabar mal!". Mas se você pilhar muito rápido essa mensagem de aviso não vai aparecer e os guardas virão para cima do Geralt. Mais importante é prestar atenção nos guardas. Veja a figura abaixo:


The Witcher 3 - Dica sobre Pilhar e Roubar
Observe a mensagem e observe como os guardas vigiam se Geralt vai roubar. Você só não pode pilhar na presença de guardas, de resto fique à vontade!

DICA 2: MEDITAR E RESTAURAR POÇÕES E BOMBAS

Basta criar uma vez itens alquímicos como poções e bombas. Depois da primeira criação você repõe o estoque meditando. Mas para isso você gasta um de alcohest (álcool). Para criar você precisa da receita e dos ingredientes. Após criado você tem uma quantidade limitada de vezes para utilizar. Essa quantia é reposta ao meditar. Acontece que tanto faz você utilizar uma única dose de poção quanto utilizar várias poções e todas as granadas, você sempre repõe na meditação gastando apenas um de alcohest. Um item que você consegue pilhando ou mesmo através de alquimia. Ter um bom estoque de alcohest garante portanto uso quase ilimitado de poções e bombas. Você pode apelar usando vários recursos contra monstros uma vez que um único alcohest recupera tudo. A dica é pilhe e crie o máximo de alcohest possível para ter bastante recursos contra os inimigos. Depois é só meditar para repor. O Geralt só não medita quando avista um inimigo ou se prepara para a batalha. Meditar também recupera saúde nos níveis mais baixos de dificuldade. 

DICA 3: EXPLORAR O MUNDO

The Witcher 3 apresenta um mundo maravilhoso para explorar. Mas é importante saber que nem todos os pontos interessantes aparecem no mapa com o sinal de interrogação (?). Existem muitos segredos. Os dois mapas nas figuras abaixo mostram que existem áreas interessantes no mapa que não são indicados:


The Witcher 3 - Dica Exploração 1

The Witcher 3 - Dica Exploração 2
Observe no centro dos dois mapas acima: O tesouro protegido e o contrabando não apareciam no primeiro mapa. Foi preciso navegar de barco até o local para descobrir o segredo. Nesse caso havia um navio abandonado. É preciso prestar atenção na paisagem. Qualquer coisa interessante pode ser indício de coisa escondida.

Existem baús com itens interessantes que não são indicados no mapa nem se você chegar perto. O mundo aberto de The Witcher 3 é encantador e precisa ser explorado com atenção para descobrir os seus segredos. Abuse dos sentidos de bruxo. Mesmo em baixo da água um baú pode estar escondido. Observe as ruínas e vasculhe os lugares suspeitos. Você poderá achar muita coisa interessante. Também é importante saber que muitos comerciantes vendem mapas com localização de tesouros. É preciso ler esses documentos em busca de informações.

DICA 4: OLHE NO BESTIÁRIO

A preparação é fundamental. Enfrentar monstros sabendo o seu ponto fraco é uma vantagem em tanto. As informações estão no bestiário. Lá aparece o óleo adequado para causar mais dano, o Sinal mais efetivo contra a criatura e  muitas vezes aparece a bomba contra a qual o inimigo é fraco. Dependendo do caso você pode matar o monstro de forma bem fácil ou até precisar saber as fraquezas para conseguir matar o bicho de alguma forma. Por isso consulte sempre o bestiário. Certas bombas são praticamente inúteis em certos monstros enquanto em outros são letais. Certas criaturas que normalmente seriam muito difíceis podem ser facilmente vencidas explorando o ponto fraco. Mas nem sempre você vai achar a criatura no bestiário. Muitas vezes é preciso enfrentá-la uma primeira vez. Por isso enfrente variedades de monstros de nível mais baixo para ter as informações quando você encontrar o mesmo tipo de monstro, só que mais forte. Ler livros sobre as criaturas também é importante. Cumprir missões também pode fornecer informações. Assim você acrescenta conhecimento no seu bestiário. Também é importante preparar o máximo de poções, bombas e óleos o quanto antes. Para isso vasculhe bastante, colete as ervas e recolha os restos de monstros, e pilhe muito. Caso você tenha a receita, mas não tenha os ingredientes, veja no menu de alquimia o nome do item que falta, talvez o nome possa dar alguma dica de onde encontrar o suprimento. Os comerciantes herbalistas e alquimistas vendem vários suprimentos. Talvez você consiga o que falta com eles. Para o preparo de alguns elixires é necessário matar o tipo de monstro e recolher o mutagênico do corpo.


The Witcher 3 - Dica Bestiário
No exemplo acima a bruxa aquática, que costuma ser um inimigo chatinho pois fica sumindo e jogando substâncias não identificadas que inutilizam ações e tampam a visão do Geralt, pode ser facilmente vencida com a Bomba Vento do Norte. A bruxa será congelada e pode até cair para uma finalização rápida.

DICA 5: A BARRA DE VIGOR

Para usar um Sinal você consome todo o Vigor. Geralt precisa recuperá-lo novamente para outro Sinal. Assim a barra de Vigor está diretamente relacionada aos Sinais. Outras ações que consomem Vigor são correr e pular. Esquivar e golpear não consome. A armadura leve recupera Vigor mais rapidamente. As armaduras média e pesada protegem melhor contra dano mas recuperam mais devagar. Para melhorar a recuperação de Vigor você pode investir pontos de habilidade na especialização SINAIS no menu Personagem.


DICA 6: PONTOS DE ADRENALINA

Fundamentais para a mecânica do jogo, os pontos de adrenalina aumentam significativamente o dano dos golpes. Em cima, do lado esquerdo da tela, embaixo do medalhão do lobo e da barra de Vigor estão as 3 barras dos Pontos de Adrenalina. A cor cinza significa pontos desativados e quando a barra está vermelha significa que você acionou os pontos. Para gerar pontos de adrenalina basta golpear o oponente. A cada ponto você ganha um adicional de 10% de dano. Você perde pontos ao receber dano. As habilidades no menu Personagem para a especialização COMBATE aumentam a geração de pontos de adrenalina e podem modificar sua dinâmica. Para executar algumas habilidades você consome pontos de adrenalina. Veja a figura abaixo:


The Witcher 3 - Dica Pontos de Adrenalina

DICA 7: TOXIDADE

Quando o símbolo caveira da barra de toxidade fica em destaque significa que você atingiu um nível perigoso. Não beba mais poções se for o caso. Bruxos na infância foram submetidos ao Teste das Ervas, os que sobrevivem a esse teste alcançam habilidades sobre humanas. As poções de bruxo são letais para pessoas comuns. Geralt pode usar poções mas há um limite de perigo a partir do qual você sofrerá efeitos colaterais, podendo até morrer. Preste atenção no nível de toxidade da poção e olhe essa barra para ver se pode usar mais poções. É possível melhorar a tolerância da toxidade investindo pontos em algumas das habilidades do menu Personagem na especialização ALQUIMIA. Poções, se bem utilizadas, melhoram o desempenho de Geralt, ter um limite de uso através da toxidade é uma forma de ministrar a dificuldade do jogo. Não permitindo que você use várias melhorias de uma vez só.

DICA 8: ADMINISTRANDO A BAGAGEM

Cada item que você pega tem um peso. Toda essa bagagem somada pode sobrecarregar o Geralt. Quando está sobrecarregado Geralt não pode correr. Você só pode andar. Aparece um ícone vermelho escrito Sobrecarregado na tela. Indicando que a bagagem está sobrecarregada. Você pode aumentar a capacidade de carregar peso equipando o seu cavalo com alforjes melhores. Para diminuir o peso você deve vender ou desmontar o equipamento transformando peças pesadas em peças mais leves. Mas atenção na tela do ferreiro/armeiro que está desmontando os itens o número indicando o peso que você carrega não diminui de imediato. Só quando você sai do ferreiro/armeiro é que você vê a diferença (testado na versão PS4 - talvez uma atualização corrija isso). Vendendo, por outro lado, a diferença de peso aparece de imediato na tela. É importante saber que diferentes comerciantes oferecem diferentes preços pelas suas mercadorias. Um comerciante pode oferecer mais do que o dobro do preço que outro oferece por uma peça. Se acabar o dinheiro do comerciante ele não poderá comprar mais. Pegar várias armas e armaduras e vender é uma boa dica para conseguir bastante dinheiro. Algumas valem bastante.


The Witcher 3 - Dica alforje em Oreton
Na vila pesqueira de Oreton há um comerciante que vende o alforje com 70 de capacidade. A vila fica ao norte da Ilha Tarrafa.

The Witcher 3 - Dica alforje em Novigrad
Na cidade grande de Novigrad na localização acima o dono de loja vende um alforje com 100 de capacidade. Para chegar até o local é necessário cumprir a missão em que você encontra Triss pela primeira vez. É no local das aberrações e mendigos da cidade.

DICA 9: BESTA NA ÁGUA

Não é tem besta na água. (rs) Eu quis dizer atire com a besta quando estiver dentro da água. Quando você está mergulhado, Geralt não pode usar suas espadas. Sua arma na água é a besta de mão. Felizmente ela é mais forte na água do que em solo firme. Basta um tiro para matar um afogador.

DICA 10: INFORMAÇÕES DO INIMIGO

Em cima do inimigo está indicado sua saúde, seu nível e seu fôlego (Vigor). Se aparecer uma caveira vermelha significa que o inimigo é uma grande ameaça e você deve correr para sobreviver. Suba de nível completando missões e encontre equipamentos melhores para desafiá-lo numa outra oportunidade. Procure por missões no quadro de avisos nos vilarejos e ao redor do mundo porque o que mais fornece XP é cumprir missão. Cada uma tem um nível recomendado. Cumprindo as que você está apto logo lhe dará oportunidade para missões e desafios mais arriscados. Sobre a barra de fôlego dos inimigos é interessante tentar explorá-la. Inimigos que seguram escudo vão derrubá-lo se você esvaziar o fôlego deles.



[FONTE DAS IMAGENS: Todas foram capturadas com o recurso share do Playstation 4.]


[GAME OVER]


Comentários

  1. Graças ao seu site tive que comprar esse jogo, largar de ser velha e aprender a jogar direito com o controle do XBox! =P!!! Muito bom!!

    ResponderExcluir
  2. Graças ao seu site tive que comprar esse jogo, largar de ser velha e aprender a jogar direito com o controle do XBox! =P!!! Muito bom!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Ouvindo isso me sinto mais animado a melhorar o blogue! Bom divertimento =P E obrigado! O Xbox tem excelentes jogos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, cara!
    Comprei o jogo e estou dando uma estudada antes para minimizar os erros de principiante no início da jornada. O seu site tem me ajudado muito, continue com as postagens, pois são bem escritas e esclarecedoras. Vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Ouvindo isso me motiva muito. Agora eu faço vídeos também. Abraço. :)

      Excluir
  5. 2019 e eu apreciando seu post, muito obrigado Gustavo, ótimas dicas, começando The Witcher 3 apenas agora...hehe

    ResponderExcluir
  6. Valeu cara! :D Vou fazer vídeos de estratégia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário